O Flamengo foi surpreendido nesta quinta-feira (11/7) e perdeu por 2 a 1 para o Fortaleza, no Maracanã. Com o resultado, os rubro-negros seguem com 31 pontos e saíram da liderança do Campeonato Brasileiro. Já os cearenses chegaram aos 26 e se aproximaram das primeiras posições.

O Fortaleza abriu o placar após gol contra de Wesley. O Flamengo empatou antes do intervalo, com Pedro, de pênalti. Na etapa final, os cearenses marcaram novamente, com Lucero.

 O Flamengo só volta a campo no dia 20 de julho, contra o Criciúma, em Brasília. Já o Fortaleza encara o Vitória, no Castelão, na próxima quarta-feira.

O jogo

O Flamengo tentou esboçar uma pressão e quase marcou aos quatro minutos do primeiro tempo. Pedro recebeu passe na área e chutou para grande defesa de João Ricardo. No entanto, o Fortaleza não se intimidou e aproveitou os espaços para chegar no setor ofensivo. Os visitantes abriram o placar aos dez, quando Wesley tentou cortar escanteio e mandou para a própria rede.

O revés fez o Flamengo buscar o ataque com mais intensidade, mas seguia ameaçado com os avanços do Fortaleza. Os donos da casa só chegaram com perigo após os 30 minutos da etapa inicial. Primeiro, David Luiz obrigou João Ricardo a boa defesa. Em seguida, Pedro acertou o travessão.

A pressão surtiu efeito aos 38 minutos da primeira etapa. Pedro foi tocado na área ao tentar chutar e o árbitro marcou pênalti. O próprio atacante cobrou, sem chances para João Ricardo.

O gol animou o Flamengo nos minutos finais. No entanto, os rubro-negros pararam na marcação do Fortaleza, que seguiu a igualdade até o intervalo.

No segundo tempo, o confronto voltou a ficar aberto. O Fortaleza teve a primeira boa chance, aos cinco minutos da etapa final, quando Lucero recebeu passe na área, mas chutou em cima de Wesley.

De tanto insistir, o Fortaleza chegou ao segundo gol aos 17 minutos da etapa complementar. Em avanço rápido, Lucero recebeu passe na entrada da área e finalizou sem chance para Rossi.

O Flamengo demorou a reagir após o revés. Tanto que os donos da só foram levar perigo aos 28 minutos do segundo tempo. Primeiro, Matheus Gonçalves chutou e parou em João Ricardo. Gerson pegou o rebote e viu o goleiro cearense novamente salvar os visitantes.

Nos minutos finais, os cariocas foram para cima e chegaram a balançar a rede, com Gabigol. No entanto, o gol foi anulado por impedimento do atacante. Assim, o Fortaleza conseguiu segurar o resultado para sair de campo com a vitória no Maracanã.

 FLAMENGO 1 X 2 FORTALEZA

Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Quinta-feira, 11 de julho de 2024
Horário: 20h (horário de Brasília)
Árbitro: Edina Alves Batista (SP-Fifa)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP-Fifa) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Cartões amarelos: Allan (Flamengo); Cardona (Fortaleza)

GOLS

FLAMENGO: Pedro, aos 38min do primeiro tempo

FORTALEZA:  Wesley (contra), aos 10min do primeiro tempo; Lucero, aos 17min do segundo tempo

FLAMENGO: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno (Léo Ortiz), David Luiz (Léo Pereira) e Ayrton Lucas; Allan (Gabriel), Pulgar e Gerson; Luiz Araújo (Carlinhos), Matheus Gonçalves e Pedro

Técnico: Tite

FORTALEZA: João Ricardo, Tinga, Brítez, Cardona e Felipe Jonathan (Bruno Pacheco); Pedro Augusto, Hércules e Pochettino (Lucas Sasha); Yago Pikachu (Kuscevic), Breno Lopes (Moisés) e Lucero (Renato Kayser)
Técnico: Juan Pablo Vojvoda