O Mineirão sonha em ser a casa da final da Copa Libertadores em 2020. A decisão do torneio continental será disputada em jogo único a partir deste ano. Santiago, no Chile, vai abrigar a partida decisiva em 2019, no dia 23 de novembro, e o Brasil marcou território para ser a próxima sede. Sete cidades brasileiras se candidataram para ter a partida, sendo uma delas Belo Horizonte. Segundo apurou o Super.FC, porém, a capital mineira corre por fora e o Rio de Janeiro é favorito.
O prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), disse nesta quarta-feira (11), em entrevista à Record, que está "trabalhando para que o Mineirão seja sede da final da Libertadores da América do ano que vem". No entanto, não será fácil para o Gigante da Pampulha ser a casa da decisão, que está programada para ocorrer em 21 de novembro.
O estádio já tinha se oferecido para sediar a final deste ano, e a reportagem apurou que Belo Horizonte foi descartada por problemas na logística, visto que a cidade tem poucos voos internacionais diretos de capitais sul-americanas. O mesmo problema faz o Mineirão correr por fora como sede para a decisão de 2020. A capital mineira, porém, estava bem cotada para 2019 por conta do ótimo estádio, das boas experiências anteriores com sucesso em grandes eventos, do histórico esportivo e da boa estrutura, e segue com chances para o ano que vem.
Uma questão que também terá impacto na escolha da sede é o poderio econômico de diversas empresas. O Super.FC apurou que gigantes multinacionais de Brasil e Argentina estão com peso considerável nos bastidores tentando levar a final para seus países.
Rio favorito
A mística de um dos maiores e mais lendários estádios do mundo, palco de grandes e inesquecíveis partidas, incluindo as finais da Copa do Mundo de 2014 e da Copa América 2019, e um dos principais destinos turísticos do planeta, com boa logística e voos internacionais diretos de diversas partes do globo. Por conta dessa união, o Maracanã e o Rio de Janeiro são os favoritos para sediar a decisão da Libertadores de 2020, segundo apurou o Super.FC.
O páreo, porém, é duro. Além de BH com o Mineirão, São Paulo concorre como sede com Arena Corinthians, Morumbi e Arena do Palmeiras, e Porto Alegre está na disputa com a Arena do Grêmio e o Beira-Rio. Além das brasileiras, Córdoba e La Plata, na Argentina, Lima, no Peru, Quito, no Equador e duas cidades colombianas, também se candidataram para sediar a próxima final da Libertadores.
O Maracanã, porém, é o mais cotado para receber a decisão, que deve ocorrer no Brasil. O país teve sucesso como sede do Mundial em 2014 e da última Copa América, e Argentina e Colômbia já irão sediar a Copa América 2020. Além disso, o Peru abriu mão de ser a casa da final única da Copa Sul-americana deste ano por não apresentar as garantias exigidas pela Conmebol.