O América poderia estar em situação melhor na briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro se não fossem os jogos em que perdeu de virada ou cedeu o empate ao adversário. Por causa dos tropeços, o clube somou apenas 19 pontos em 26 rodadas, na lanterna da competição. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o risco de rebaixamento é de 98,2%.

A campanha de momento é de quatro vitórias, seis empates e 16 derrotas. Em sete ocasiões, o clube saiu ganhando, mas viu o rival reagir e conquistar os três pontos. O revés mais recente, para o Fortaleza, foi bastante doloroso. O Coelho começou vencendo 2 a 0 na etapa inicial, porém não sustentou a pressão do time cearense, que fez 3 a 2 no estádio Castelão, na 26ª rodada.

 Outro resultado frustrante ocorreu no início da Série A, ante o Cuiabá, no Independência, em 7 de maio, pela quarta rodada. O América abriu 1 a 0 com Aloísio e teve chances para ampliar. Nos últimos dez minutos, porém, uma sucessão de erros com direito a gol contra do lateral-esquerdo Marlon e expulsão do goleiro Matheus Cavichioli decretou a vitória do Dourado por 2 a 1.

 Na derrota por 3 a 2 para o Santos, na terceira rodada, o América chegou a estar vencendo por 1 a 0. O mesmo ocorreu diante de Grêmio, em Porto Alegre (3 a 1, na 11ª rodada); Internacional, em Belo Horizonte (2 a 1, na 12ª rodada); Coritiba, em Curitiba (3 a 1, na 14ª rodada) e Fluminense, no Rio de Janeiro (3 a 1, na 20ª rodada).

O América também amargou empates em ocasiões nas quais teve chances reais de vitória. Na 16ª rodada, no Maracanã, a equipe mineira triunfava sobre o Flamengo até os 49 minutos do segundo tempo, quando levou um gol de cabeça de Victor Hugo (1 a 1). Na 23ª rodada, contra o Cuiabá, o Coelho abriu 2 a 0, na Arena Pantanal, mas foi castigado por falhas de Martínez e sofreu o 2 a 2.

Pontos desperdiçados

Considerando as sete derrotas de virada e os empates com Flamengo e Cuiabá, o América desperdiçou 25 pontos no Campeonato Brasileiro. Se tivesse somado ao menos dez, teria campanha igual à do 16º colocado Bahia, em condições plausíveis de lutar contra a queda à Série B.

 O cenário de momento indica que o Coelho precisa de 75% de aproveitamento (nove vitórias) nas 12 rodadas restantes para permanecer na elite. O próximo compromisso é contra o líder Botafogo, na quarta-feira (18/10), às 20h, no Independência, pela 27ª rodada.

 

Fonte:noataque.com.br