A cifra que o Atlético desembolsou para tirar o atacante Yimmi Chará do Junior Barranquilla, da Colômbia, cerca de R$ 22 milhões, faz deste investimento o maior da história do clube por um gringo. Hoje, às 21h45, o colombiano, de 27 anos, estará entre os onze titulares de Thiago Larghi e fará sua estreia diante o Grêmio, em Porto Alegre.
Filho do pedreiro Jesús Henry e da empregada doméstica Graciela, Chará cresceu no bairro de Veraneras, em Cali, e teve uma infância tranquila graças ao esforço dos pais e dos irmãos mais velhos; Diego e Felipe se profissionalizaram como jogadores de futebol e deram “vida boa” ao caçula da casa.
Veloz e habilidoso desde a adolescência, características que despertaram o interesse dos brasileiros, Yimmi foi levado por Felipe para o Atlético Nacional, onde atuava, e por lá teve a primeira experiência num grande clube.
A morte dos avós, durante este período, serviu de combustível para o novo titular do alvinegro buscar o sucesso no mundo da bola. Eles o apoiavam muito na profissão.
Consolidação
Os anos se passaram e, após rodar por outros clubes, como Tolima e Monterrey, este do México, Chará foi recebido como astro de cinema na apresentação aos torcedores do Barranquilla, no início de 2017.
Cerca de 18 mil pessoas lotaram o Estádio Metropolitano para dar boas vindas ao badalado camisa 8.
Por lá, antes de entrar na mira do Atlético, o atacante fez 52 partidas, anotou 18 gols, deu nove assistências e ficou 4.279 minutos em campo.
Contratado pelo Galo há pouco mais de um mês, o “homem das tranças” espera fazer sucesso em solo tupiniquim. Para ele, o maior desafio da carreira. “A expectativa por atuar no futebol brasileiro é grande. É um país muito forte no futebol. Grandes campeões saíram daqui. Quero deixar meu nome por aqui. Esperamos que, em campo, consiga demonstrar qualidade”, diz Yimmi.
Duelo
Em relação ao duelo desta noite contra o Grêmio, Chará acredita que, apesar das dificuldades de encarar o tricolor gaúcho como visitante, o Atlético deve apenas repetir tudo o que foi feito nos dias de preparação.
“O Grêmio é um rival muito forte. Temos que preocupar com o que temos que fazer, com o trabalho que fizemos nesta semana. Temos que confiar no nosso trabalho, no grupo que temos. Os resultados vêm com esforço”, finaliza o colombiano.
Mostrando bom futebol nas atividades realizadas durante o Mundial da Rússia, Yimmi Chará foi bastante elogiado pelo goleiro Victor. O camisa 1 se mostrou confiante no sucesso do reforço buscado pela diretoria.
“É um jogador de muito potencial técnico, inteligente, muita velocidade, vigor físico. Foi uma excelente contratação. Tenho certeza de que será muito importante na sequência da temporada. Vai nos ajudar a brigar por vitórias e pelo título”, analisa o arqueiro.