PELÉ

O gol 1.000 de Pelé foi marcado no Maracanã em 19 de novembro de 1969, na vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Vasco. Quatro dias depois, em jogo contra o Atlético, o Rei foi homenageado no Mineirão, mas acabou expulso logo aos 23 minutos.

A partida foi válida pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, a Taça de Prata. A festa estava armada: o camisa 10 do Peixe foi recebido por autoridades, crianças e índios, deixou a marca do pé direito no cimento e foi homenageado com uma placa de bronze com a frase "ofereço estes mil gols às crianças pobres do Brasil", dita após o feito. 
 
Antes da partida, Pelé chorou abraçado pelos parentes que vieram de Três Corações. O Estado de Minas levou o avô, Jorge Lino, ex-carroceiro, à cidade do Sul de Minas, para um encontro surpresa com o neto ilustre. Carregado no gramado, Pelé recebeu uma coroa simbólica de Rei do Futebol.
 
Em campo, no entanto, a festa durou apenas 23 minutos: após uma dividida de bola com o goleiro Careca, o camisa 10 foi expulso pelo árbitro Amílcar Ferreira - expulsão que irritou os jogadores do Santos e, principalmente, a torcida. O Galo acabou vencendo por 2 a 0, com gols de Lola e Dario.
 
Entre 1966 e 1974, Pelé jogou 17 vezes no Mineirão, conquistando sete vitórias, dois empates e oito derrotas. Nascido em Três Corações, o Rei do Futebol balançou as redes do principal estádio de seu estado natal cinco vezes, sendo duas vezes pela Seleção Brasileira.
 
O Rei faleceu na tarde dessa quinta-feira (29/12), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O ex-jogador do Santos e da Seleção Brasileira foi vítima da falência múltipla dos órgãos, ocasionada pelo câncer de cólon.
 
ATLÉTICO 2 X 0 SANTOS 
 
Atlético
Careca; Humberto Monteiro, Grapete, Vânder e Cincunegui; Vanderlei Paiva e Amauri Horta; Vaguinho, Dadá Maravilha, Lola (Beto) e Tião
Técnico: Yustrich
 
Santos
Agnaldo; Carlos Alberto, Ramos Delgado, Joel Camargo e Rildo; Clodoaldo e Lima; Manoel Maria, Jair Bala (Luis Carlos), Pelé e Abel
Técnico: Antoninho
 
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 23/11/1969
Gols: Lola e Dadá Maravilha
Árbitro: Amílcar Ferreira
Público: 49.806