Mal a temporada 2018 tinha se encerrado para o Atlético e Levir Culpi confirmava que o elenco do clube deverá ter grandes reformulações. O sistema defensivo será alvo de avaliação e reforços. Um dos nomes já em pauta do Galo é o do zagueiro Gil, que também findou mais uma jornada - a terceira - no futebol da China.
Campeão Brasileiro de 2015 pelo Corinthians, com passagem pelo Cruzeiro, o jogador de 31 anos é um dos destaques do Campeonato Chinês, como titular absoluto do Shandong Luneng, mesmo time de Diego Tardelli e Róger Guedes. Gil, que está no clube de Jinan desde 2016, atuou em todas as partidas do Shandong na Liga (30 jogos), e alcançou o terceiro lugar, além do vice da Copa da China.
Ele foi negociado para o Eldorado do futebol por R$ 40 milhões e tem contrato com o Shandong até dezembro de 2019. Tais cifras, hoje, estariam fora da realidade dos cofres do Atlético. Entretanto, existe um interesse já antigo do Galo no futebol de Gil, e a vontade de o jogador voltar ao futebol brasileiro seria um trunfo.
A defesa do Atlético, hoje, é dirigida pela dupla Iago Maidana e Leonardo Silva. O primeiro, ainda que em momentos de insegurança, deverá se manter titular no próximo ano, ainda que haja especulação do futebol italiano - ele tem passaporte comunitário. Já Léo, com contrato a se encerrar e perto dos 40 anos (julho de 2019), não sabe se fica no Galo.
Além de Gil, outro zagueiro que está na pauta do Atlético, segundo informações do jornalista Héverton Guimarães (Rádio 98FM), é Maicon, ex-São Paulo e atualmente no Galatarasay. Interesse antigo desde os tempos de Maluf, Maicon Roque, entretanto, tem forte interesse do Mundo Árabe. Ao Hoje em Dia, o empresário do jogador, Carlos Leite, disse não ter tido nenhum contato do Galo neste sentido.