De Bebeouro-SP
Gustavo Aleixo
Algumas peças mudaram, é bem verdade. Mas foi com segundo tempo digno dos títulos do Brasileiro e da Supercopa Sub-20 de 2017, que o Cruzeiro começou a Copa São Paulo com uma vitória de virada, por 2 a 1, sobre o Batatais-SP, em partida realizada na cidade de Bebedouro-SP.
Para bater os atuais vice-campeões da competição, o time cruzeirense, comandado pelo técnico Emerson Ávila, precisou se reinventar durante a partida, fazendo bom uso de suas opções no banco de reservas. Tal cenário foi consequência do primeiro tempo, que apresentou dificuldades para a Raposa, na medida que o Batatais-SP mostrava uma boa postura defensiva.
Com dificuldades para furar o bloqueio rival, o Cruzeiro acabou se perdendo em algumas jogadas de transição, dando a bola ao adversário, que abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo. À frente no placar, o Batatais se retraiu ainda mais, o que forçou a equipe celeste a apostar em lançamentos infrutíferos para o setor ofensivo.
Diante do panorama da primeira etapa, o técnico Emerson Ávila entrou em ação no intervalo e promoveu a entrada do atacante João Diogo no lugar do zagueiro Gustavo Rissi, mudando esquema tático. A mexida teve efeito logo nos primeiros minutos, quando o avante cruzeirense quase marcou em bola que tirou tinta da trave.
Mais envolvente no ataque, o Cruzeiro encontrou "atalhos” pelas laterais do campo e, desta maneira colecionou algumas chances. Premiado pela insistência, o Maior de Minas empatou exatamente em uma jogada de linha de fundo, aos 21 minutos, quando João Diogo cruzou para Vitinho fintar bonito a defesa e finalizar para as redes.
Com a igualdade no placar, o time estrelado seguiu jogando um futebol envolvente, encurralando por completo o Batatais. Demostrando raça em campo, o Cruzeiro virou a partida no brilho do volante Vander, que clareou a jogada e soltou um petardo, que bateu na trave antes de entrar, aos 39 do segundo tempo, garantindo o triunfo cruzeirense.
Na próxima rodada, no domingo, às 19h, o Maior de Minas volta a campo para encarar o Nova Iguaçu-RJ, que empatou por 0 a 0 com o Inter de Bebedouro-SP. A Raposa entrou em campo com Gabriel Brazão; Edu, Cacá e Gustavo Rissi (João Diogo); Lucas Soares, Márcio (João Luiz), Vander, Raphinha e Cesinha (Alesson); Vitinho (Zé Gabriel) e Marcelo (Tiago Reis).
Tabela de jogos do Cruzeiro
Grupo 12
04/01 – Cruzeiro 2 x 1 Batatais – gols: Vitinho e Vander
07/01 – Nova Iguaçu x Cruzeiro
09/01 – Inter de Bebedouro x Cruzeiro
Artilharia celeste
1 gol: Vitinho e Vander
(Este material está liberado para reprodução. Os órgãos de imprensa devem citar o Site Oficial do Cruzeiro como a fonte da informação.)