O América tem pela frente uma sequência de sete partidas até o objetivo final da temporada: o acesso à elite do futebol nacional. O primeiro confronto do Coelho nesta série de jogos é contra a Ponte Preta neste sábado, às 19h, no Independência, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Na tabela, o time alviverde ocupa a quinta colocação, com 48 pontos - a apenas um do quarto colocado Coritiba. Apesar da boa fase na competição, o América já passou por momentos conturbados nesta Série B.
O Coelho esteve presente na zona de rebaixamento nas 12 primeiras rodadas da Segundona, com nove derrotas, quatro empates e apenas uma vitória. O embalo americano no torneio teve início somente na rodada seguinte, na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, já sob o comando do técnico Felipe Conceição. Para Felipe Azevedo, o elenco vai fazer história caso o América consiga ascender à Série A 2020.
“Eu acho que se a gente conseguir o acesso com o América vai ficar marcado na carreira de todo mundo. Pela situação que a gente estava, com um começo muito ruim. Se a gente tivesse um começo um pouco melhor, estaríamos numa situação melhor do que a que a gente se encontra”, comentou o atacante.
Os próximos dois duelos do América são no Horto contra Ponte Preta e Paraná, respectivamente. Jogando em casa, a equipe mineira tem retrospecto positivo nos últimos nove jogos: são oito vitórias e um empate.
“É o momento para firmar cada vez mais a nossa posição de G4, de acesso. São dois jogos muito importantes para a gente. Dois adversários muito complicados, a gente sabe da dificuldade que vai ser. Também pela sequência depois, porque a gente tem jogos fora de casa, e precisamos pontuar nesses dois jogos em casa, para se manter ali dentro do G4 e do G5. A briga por essa vaga no G4 vai ser até o final”, disse.
Olho nos adversários
A briga pelo acesso à Série A 2020 segue acirrada. Além do América, Coritiba, Atlético-GO, Paraná e CRB também lutam por uma vaga no grupo dos quatro primeiros. Apenas três pontos separam os alagoanos, na 7º posição do Coxa, na quarta. Das equipes citadas, o Coelho tem um confronto direto contra o Paraná, no dia 11 de novembro, no Independência.
“A gente tem que pontuar, fazer o que a gente vem fazendo jogo a jogo. Nós temos que somar o máximo de pontos possíveis e torcer para que os adversários possam perder jogos também, para que a gente possa se firmar no G4”, completou Azevedo.
Preparação para jogo contra a Ponte
Os trabalhos desta quinta-feira no CT Lanna Drumond começaram na academia. Em seguida, os atletas foram a campo e se dividiram em dois grupos. O grupo comandado pelo técnico Felipe Conceição aprimorou a parte tática e posicionamentos. Enquanto o outro treinou troca de passes e chutes a gol.
No departamento médico, seguem em tratamento o lateral-esquerdo João Paulo, com um incômodo na parte posterior da coxa esquerda, e o goleiro Jori, em recuperação de uma cirurgia no menisco do joelho direito.