Para deixar a lanterna e alcançar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro enfrenta o Coritiba, nesta quinta-feira (5/2). O duelo, sediado pelo Mineirão, em Belo Horizonte, está marcado para as 21h30, pela segunda rodada do torneio nacional. O No Ataque informa, a seguir, onde assistir ao vivo, prováveis escalações e mais informações.

Como chega o Cruzeiro?
A Raposa, liderada por Tite, não deixou boa impressão na estreia da Série A. Apesar de ter entrado em campo com time titular, sofreu apagão na segunda etapa e levou quatro gols do Botafogo, resultado que colocou o Cruzeiro na lanterna da competição.

 Para buscar a vitória, a Raposa planeja usufruir da confiança que conseguiu ao vencer o Betim por 1 a 0, no último domingo (1º/2), pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. O Cruzeiro vivia momento complicado também no Estadual e conseguiu respirar, embora a classificação ao mata-mata não esteja garantida. 

As quatro derrotas e as três vitórias de Tite no comando do Cruzeiro geraram insatisfação da torcida, que pediu o retorno de Leonardo Jardim – o português optou por deixar o cargo em dezembro de 2025. Entretanto, por agora, o treinador tem o respaldo de Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) da Raposa. Além disso, no mesmo recorte, o aproveitamento do recém-contratado é superior ao do português: 42,8% contra 23,8%.

A expectativa do Cruzeiro é receber 30 mil pessoas no Gigante da Pampulha. A meta ainda está distante de ser alcançada. Na tarde dessa quarta-feira (4/2), o clube detalhou que vendeu 12 mil ingressos.

Como chega o Coritiba?
O Coritiba é treinado por um velho conhecido do Cruzeiro: Fernando Seabra. O comandante liderou os celestes entre abril e setembro de 2024 – na época, ajudou a Raposa a chegar à semifinal da Copa Sul-Americana, mas perdeu prestígio com a cúpula por sequência ruim no Brasileiro, não corrigida com a chegada de Fernando Diniz.

No Campeonato Paranaense, o Coxa disputa as quartas de final e venceu o primeiro jogo contra o Cianorte por 1 a 0, no último sábado (31/1). No Brasileiro, não estreou bem e perdeu para o Bragantino por 1 a 0, encerrando a rodada em 16º lugar.

Cruzeiro x Coritiba: onde assistir
Os torcedores de Cruzeiro e Coritiba que não forem ao Mineirão terão duas opções para assistir à partida: SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view).

Cruzeiro x Coritiba: prováveis escalações
Escalação do Cruzeiro
Técnico do Cruzeiro, Tite não terá dois atletas que foram titulares na partida anterior: o zagueiro Jonathan e o atacante Chico da Costa. O primeiro sofreu estiramento ligamentar no joelho direito, enquanto o segundo lida com lesão muscular na coxa direita. 

Em contrapartida, o comandante espera ter o retorno do zagueiro Lucas Villalba, recuperado de lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, e do atacante Kaio Jorge, poupado do último embate.

Também estão no departamento médico o goleiro Matheus Cunha (se recupera de uma cirurgia devido a uma lesão no menisco do joelho direito) e o atacante Marquinhos (submetido a um procedimento cirúrgico ainda no ano passado depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo).

O atacante Luis Sinisterra, por sua vez, faz, há alguns dias, trabalhos específicos e individualizados de pré-temporada para aprimorar o físico – está fora de combate desde dezembro em decorrência de um edema muscular na coxa esquerda. O colombiano pode pintar entre os relacionados.

Dúvidas no Cruzeiro
Na zaga, a dúvida é se Tite escalará como titular João Marcelo, que já fez seis jogos na temporada, ou Villalba, recém-recuperado. Na lateral-direita, a disputa entre William e Fagner também é ferrenha. 

Na última partida, Gerson atuou como segundo volante na vaga de Lucas Silva. O reforço pode exercer a mesma função ou voltar a ser deslocado para a ponta direita, o que coloca em xeque a permanência de Christian. 

Por fim, no ataque, a tendência é que Kaio Jorge retome o espaço de titular. Outra briga aferrada é na ponta esquerda, entre Wanderson e Keny Arroyo (quem deu assistência para Matheus Pereira marcar o único gol do Cruzeiro na vitória sobre o Betim).

Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, João Marcelo (Villalba) e Kaiki; Lucas Romero, Gerson (Lucas Silva) e Matheus Pereira; Christian (Gerson ou Lucas Silva), Arroyo (Wanderson) e Kaio Jorge.
Desfalques do Cruzeiro: Matheus Cunha, Marquinhos, Jonathan Jesus e Chico da Costa (lesionados)

Escalação do Coritiba
O Coritiba é liderado por um velho conhecido do Cruzeiro: Fernando Seabra. O treinador terá de pensar em um substituto para o meio-campista Josué. O camisa 10 recebeu cartão vermelho na derrota para o Bragantino e cumprira suspensão.

Outro desfalque certo é Rodrigo Rodrigues. O atacante sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito ainda em novembro, foi submetido a cirurgia e segue sob supervisão do departamento médico do Coxa. 

Provável escalação do Coritiba: Pedro Morisco; Tinga, Maicon, Tiago Cóser e Bruno Melo; Fernando Sobral, Willian Oliveira, Sebastián Gómez; Lucas Ronier, Joaquín Lavega e Pedro Rocha.
Desfalques do Coritiba: Josué (suspenso) e Rodrigo Rodrigues (lesionado)

Cruzeiro x Coritiba: arbitragem
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Cipriano da Silva Sousa (RO)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)

Cruzeiro x Coritiba: personagens
“O Mineirão foi nossa fortaleza no ano passado. É difícil tirar pontos da gente aqui. Que o torcedor continue comparecendo, porque com o estádio lotado eles são o nosso décimo segundo jogador. Não nos abandonem. Quinta e domingo são jogos decisivos e vamos dar o máximo para que eles tenham orgulho de estar lá”

Matheus Henrique, volante do Cruzeiro
“Eu acredito que na Série A todos os times buscam jogar mais. O Cruzeiro é um grande time, mas a gente vem trabalhando ao máximo para o time todo desempenhar. Todos sabem o que é preciso fazer e estamos treinando para ajustar e conseguir os três pontos”

Lucas Ronier, atacante do Coritiba