Cruzeiro e Atlético fazem um novo capítulo do clássico mineiro neste domingo (18/5), às 20h30, no Mineirão, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Mas qual é a provável escalação das equipes? E os desfalques? O No Ataque responde a seguir.

Já eliminada na Copa Sul-Americana, a Raposa poupou quase todo o time titular na vitória por 2 a 1 sobre o Palestino, na quarta-feira, também no Gigante da Pampulha. A exceção foi o volante Lucas Romero, que deve iniciar o clássico.

O time celeste está em quarto lugar na Série A, com 16 pontos, e não perde há seis jogos na temporada.

O Atlético, por sua vez, preservou os titulares por pelo menos 45 minutos na vitória por 3 a 1 sobre o Caracas, na quinta-feira, na Arena MRV, também pela Sul-Americana. 

O alvinegro ocupa a sexta posição no Brasileiro, com 12 pontos. 

A provável escalação do Cruzeiro

O Cruzeiro não deve ter novidades no clássico. Seguem no departamento médico os zagueiros João Marcelo (lesão ligamentar no joelho direito) e Janderson (lesão ligamentar no joelho esquerdo), além do volante Matheus Henrique (lesão no menisco lateral do joelho direito).

 O volante Japa, que se recupera de um quadro de gastroenterite, fez trabalhos parciais no gramado ao longo da semana e é dúvida para a partida. De toda forma, ele iniciará o confronto no banco de reservas caso esteja à disposição do técnico Leonardo Jardim.

Desta forma, a provável escalação da Raposa tem Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge.

 Essa é a escalação padrão da Raposa desde o empate fora de casa por 1 a 1 com o São Paulo, em 13 de abril, pela terceira rodada da Série A.

A provável escalação do Atlético

O Atlético, por sua vez, tem três desfalques certos. Os atacantes Cadu e Caio Maia se recuperam de graves lesões nos joelhos esquerdo e direito, respectivamente, e seguem no departamento médico. 

Já o atacante Cuello, um dos destaques da equipe na temporada, está suspenso. O favorito para assumir a vaga do argentino é Bernard, mas Júnior Santos e Igor Gomes também podem ser titulares. 

O lateral Guilherme Arana (coxa direita) e o meio-campista Gabriel Menino (joelho esquerdo) estão em fase final de recuperação de lesões. Há possibilidade de a dupla ser relacionada, mas a tendência é que iniciem o clássico no banco de reservas.

 Outra dúvida é em relação ao volante Alan Franco, que ficou de fora do jogo passado devido a dores no joelho direito. Caso não possa atuar, Rubens volta ao meio de campo e Caio entra na lateral esquerda. 

 Com isso, a provável escalação do Atlético tem Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Rubens; Fausto Vera, Alan Franco (Caio), Gustavo Scarpa e Bernard (Júnior Santos ou Igor Gomes); Rony e Hulk