Cruzeiro e Atlético têm algumas dúvidas nas escalações para o jogo desta quinta-feira (11/9), às 19h30, no Mineirão, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. Veja, a seguir, os prováveis times e os desfalques das equipes para o clássico.

Na ida, a Raposa contou com gols do zagueiro Fabrício Bruno e do atacante Kaio Jorge para vencer por 2 a 0 na Arena MRV. Desta forma, um novo empate ou derrota por até um gol de diferença garante vaga na próxima fase.

Por outro lado, o Atlético leva a decisão para as penalidades caso vença por dois gols. O alvinegro se classifica se derrotar o time celeste por três ou mais tentos. 

Os desfalques do Cruzeiro
 
O Cruzeiro tem dois jogadores no departamento médico: são eles o zagueiro Janderson (lesão no joelho esquerdo) e o lateral-direito Fagner (fratura na fíbula da perna direita). 

O técnico Leonardo Jardim também não contará com o lateral-direito Kauã Moraes, com o volante Ryan Guilherme e com o atacante Arroyo. Isso porque o trio de reforços da Raposa chegou após o prazo para inscrições nesta fase da Copa do Brasil. 

Dúvidas no Cruzeiro

Além das ausências certas, a equipe celeste chega ao clássico com incertezas, pois teve desfalques ao longo de todo o período de preparação. Três jogadores do sistema ofensivo sofreram problemas físicos nos últimos dias: o meia Matheus Pereira (incômodo na panturrilha esquerda) e os atacantes Wanderson (dores no joelho direito) e Kaio Jorge (lesão na coxa esquerda) – esse último em jogo pela Seleção Brasileira. 

 Todos eles podem ir a campo, mas são tidos como dúvida porque não voltaram a treinar integralmente até a última atualização divulgada pelo clube, no domingo (7/9). Nesta semana, o Cruzeiro blindou as informações sobre o estado físico dos jogadores e não divulgará nada até o clássico. 

 Com isso, caso não joguem, os favoritos para assumir as vagas como titulares são Eduardo no meio, Sinisterra na ponta esquerda e Gabigol no comando de ataque.

 Além deles, há a possibilidade que Fabrício Bruno fique no banco de reservas. O defensor foi titular na derrota do Brasil por 1 a 0 para a Bolívia, em El Alto, na Bolívia, nessa terça-feira (9/9). Apesar disso, o atleta garante que está bem fisicamente.

 “Terminei o jogo bem. Não senti tudo o que é falado sobre a altitude. Sou um atleta muito privilegiado fisicamente, sigo bem. Tenho um jogo importante quinta-feira pelo meu clube, estou tranquilaço”, afirmou.

Provável escalação do Cruzeiro

Desta forma, a provável escalação do Cruzeiro tem Cássio; William, Fabrício Bruno (Jonathan Jesus), Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira (Eduardo ou Gabigol); Wanderson (Sinisterra) e Kaio Jorge (Gabigol). 

Retornos no Atlético

Sampaoli deve contar com o retorno do zagueiro Lyanco, que já iniciou transição física após se recuperar de lesão na coxa esquerda. Além dele, o meia Bernard (cirurgia odontológica) e o atacante Cadu (lesão no joelho direito) não são mais desfalques. 

Sampaoli quer mudança rápida de atitude e cita 'esperança' para clássico 

Ausências certas

Por outro lado, quatro jogadores estão fora da partida. O zagueiro Ruan passa por recondicionamento físico e já atuou na terceira fase da Copa do Brasil pelo São Paulo, o que o impede de ser inscrito na competição pelo Atlético. 

Além dele, estão no departamento médico o lateral-direito Saravia (perna direita), o volante Patrick (coluna) e o atacante Caio Maia (joelho direito).

A possível escalação do Atlético

A escalação do Atlético é uma incógnita, já que o duelo marcará a estreia do técnico Jorge Sampaoli. De toda forma, uma mudança previsível é o retorno de Lyanco entre os titulares. O argentino também pode mudar outras peças, seja por questão técnica ou por opção tática. 

O treinador gosta de uma saída de bola com três jogadores, e possivelmente Arana será liberado para se posicionar mais à frente. Com isso, o atleta pela direita terá mais papel na construção de jogadas – algo que foge um pouco das características de Natanael. 

Caso o lateral-direito seja sacado, a tendência é que o volante Gabriel Menino ou o zagueiro Ivan Román entrem. Outra alteração pode ocorrer no ataque: Dudu não foi muito bem na ida, e o Atlético conta com outros jogadores para a função, como Reinier e Rony.  

O volante Alan Franco, por sua vez, deverá ser titular mesmo tendo atuado por 90 minutos na vitória do Equador por 1 a 0 sobre a Argentina, nessa terça-feira (9/9), no Estádio Monumental Banco Pichincha, em Guayaquil (Equador), pela 18ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. De toda forma, caso seja preservado, os candidatos a assumirem a vaga são os volantes Fausto Vera e Gabriel Menino. 

 Portanto, a provável escalação do Atlético conta com Everson; Natanael (Gabriel Menino ou Ivan Román), Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander e Gustavo Scarpa; Reinier (Dudu ou Rony), Cuello e Hulk.