Cruzeiro e América se enfrentam nesta quinta-feira (15), às 20h, no Mineirão, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro de 2024. Os rivais brigam pela liderança geral do Estadual, uma vez que ambos têm 10 pontos e ainda não perderam na competição. A Raposa lidera o Grupo A e o Coelho encabeça a Chave C. 

Pelo Mineiro do ano passado, as equipes duelaram uma vez na fase inicial e nos jogos de ida e volta da semifinal. Nos três, o Coelho saiu vitorioso. Já no Brasileirão, logo na 6ª rodada, o Cruzeiro deu a volta por cima e goleou o rival por 4 a 0. No segundo turno, os rivais empataram em 1 a 1. 

Para o clássico, o técnico Nicolás Larcamón não terá à disposição o zagueiro Zé Ivaldo. O defensor recebeu o terceiro cartão amarelo durante a vitória do Cruzeiro contra o Patrocinense por 3 a 0 na última sexta-feira (9). O substituto do defensor titular deve ser João Marcelo, que participou da vitória contra o Atlético, por 2 a 0, no dia 3 de fevereiro. 

Portanto, um provável Cruzeiro conta com: Rafael Cabral; William, João Marcelo, Neris e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Robert e Arthur Gomes; Matheus Pereira e Juan Dinenno. 

Do lado do América, o treinador Cauan de Almeida não terá muitos desfalques em relação ao time que venceu o Uberlândia por 2 a 0 na última quarta-feira (7). A única dúvida fica entre Fabinho e Felipe Azevedo. Ambos brigam por uma posição no ataque para enfrentar o Cruzeiro. 

Sendo assim, um provável América conta com: Dalberson; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Lucas Kal e Marlon Lopes; Alê, Juninho e Moisés; Vitor Jacaré, Fabinho (Felipe Azevedo) e Renato Marques.

Arbitragem
O dono do apito será André Luis Schettino, auxiliado por Magno Arantes e Pablo Almeida. O VAR será comandado por Rodolpho Toski. 

Onde assistir 
O duelo terá transmissão dos canais SporTV e Premiere. 

*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond