Depois de cinco anos de espera, o Cruzeiro voltou a ganhar uma partida internacional. Com gols de Lucas Silva e Arthur Gomes, a Raposa venceu o Alianza por 3 a 0, nesta terça-feira (7/5), no Estádio Armando Maestre Pajaveau, em Valledupar, na Colômbia.

Esse resultado levou o Cruzeiro à vice-liderança do Grupo B da Copa Sul-Americana. O time celeste conquistou seis pontos em quatro jogos no torneio. Antes de vencer o Alianza, a Raposa havia fechado o primeiro turno com três empates.

Último vitória internacional do Cruzeiro
O último triunfo do Cruzeiro em um jogo internacional foi diante do Deportivo Lara, que encerrou suas atividades em fevereiro de 2023. A equipe foi excluída do campeonato e de todo o futebol venezuelano por causa de uma grave crise financeira. 

Em abril de 2019, o Cruzeiro venceu o Rojinegro por 2 a 0 no Estádio Metropolitano de Fútbol de Lara, na quinta rodada do Grupo B da Copa Libertadores. Os gols foram marcados pelos centroavantes Fred e Sassá.

Raposa ficou ausente de torneios continentais por cinco anos
Os torcedores celestes precisaram aguardar meia década para poder ver o time de volta ao cenário continental. Nas últimas quatro temporadas, o Cruzeiro esteve por três vezes consecutivas na Série B e só retornou à elite em 2023. 

Depois de viver altos e baixos ao longo do último ano, os cruzeirenses puderam celebrar a classificação para a Sul-Americana no fim do Campeonato Brasileiro. A última participação da equipe mineira em uma competição internacional havia sido na Copa Libertadores de 2019.

Mesmo começando bem o torneio, o Cruzeiro não conseguiu se sair bem no mata-mata. A Raposa fez 15 dos 18 pontos possíveis em uma chave que tinha Emelec, do Equador; Huracán, da Argentina; e Deportivo Lara.

E na etapa seguinte, o Cruzeiro enfrentou e empatou duas vezes por 0 a 0 com o futuro finalista River Plate. A eliminação nas oitavas de final ocorreu dentro do Mineirão, em disputa de pênaltis que terminou com vitória argentina por 4 a 2.