Última vitória do clube celeste no estádio foi em 26 de julho de 2008

Derrotado pelo Grêmio por 1 a 0 no último sábado, o Cruzeiro enfrentará o Fluminense às 16h deste domingo em busca de reação no Campeonato Brasileiro. Além de brigar pela primeira vitória na competição, o time celeste tentará encerrar um jejum de 10 anos sem superar o Tricolor das Laranjeiras no Maracanã.
A última vitória celeste sobre o Flu no maior estádio do Brasil ocorreu em 26 de julho de 2008, pela 15ª rodada da Série A. Na ocasião, os cariocas saíram na frente no marcador, gol do atacante Washington, mas o time mineiro virou ainda no primeiro tempo, com Guilherme e Fabrício, e ampliou na etapa complementar, em finalização de Wagner. O goleiro Fábio e o volante Henrique foram titulares na partida.
O resultado colocou a Raposa, à época treinada por Adilson Batista, em terceiro lugar, com 27 pontos, dois a menos que o líder Grêmio. No fim da competição, foi o São Paulo quem se sagrou campeão. O Cruzeiro também fez bonito: ficou durante as 38 rodadas no G4, manteve a terceira posição e se classificou para a Copa Libertadores de 2009, da qual foi vice-campeão.
Depois da última vitória cruzeirense, houve cinco confrontos contra o Fluminense no Maracanã. Os anfitriões ganharam três e outros dois terminaram empatados. No último deles, em 9 de julho de 2015, Gustavo Scarpa anotou o único tento dos donos da casa, que venceram por 1 a 0.
Única vitória em 45 anos
O retrospecto de jogos entre Fluminense e Cruzeiro no Maracanã aponta 25 confrontos, com 10 vitórias tricolores, nove empates e seis triunfos celestes.
Curiosamente, as cinco primeiras vitórias dos mineiros ocorreram nos anos de 1966, 1967, 1969, 1971 e 1972, quando a geração de Tostão e Dirceu Lopes encantava o futebol brasileiro. O bom resultado de 2008, portanto, é o único do Cruzeiro nos últimos 45 anos.
Vale ressaltar que o Cruzeiro bateu o Fluminense no Estádio das Laranjeiras (1 a 0), pelo Brasileiro de 1990, e no Engenhão (2 a 0), na edição de 2012. Nessa última ocasião, o time celeste ‘derramou água no chope’ do Flu, que acabara de se sagrar campeão brasileiro e celebrava a taça diante de mais de 35 mil torcedores. Estavam no elenco adversário o zagueiro Digão, o armador Thiago Neves e os atacantes Rafael Sobis e Fred – todos eles integrantes do grupo cruzeirense em 2018. Os gols da Raposa foram marcados por Montillo e Elber.
Raio X
Dos 77 confrontos entre os clubes na história, o Fluminense leva boa vantagem: 33 vitórias, 19 empates e 25 derrotas. Levando em consideração apenas o Brasileiro, o Cruzeiro tem um triunfo a mais: 23 a 22, com 17 empates. Os artilheiros da Raposa no duelo são Alecsandro, Tostão, Dirceu Lopes e Evaldo, com quatro gols cada um.

Última vitória no Maracanã
A última vitória azul no Maracanã aconteceu em 20 de agosto de 2009, pela 20ª rodada do Brasileiro. Com gols de Diego Renan e Fabrício, o Cruzeiro venceu o Flamengo de virada por 2 a 1. Desde então, houve 12 duelos no grande templo do esporte brasileiro, com cinco emaptes e sete derrotas.