Pouco efetivo, o Cruzeiro criou poucas jogadas de perigo e perdeu por 2 a 0 para o Palmeiras neste sábado, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado poderia ter sido diferente se a Raposa não tivesse tido um gol anulado de forma polêmica ainda no fim do primeiro tempo.

Vice-líder, o Palmeiras balançou a rede com o atacante Flaco López e o meia Gabriel Menino. A equipe paulista oscilou durante o jogo, principalmente na etapa final, mas manteve a invencibilidade como mandante.

A decisão do árbitro Davi de Oliveira Lacerda de anular o gol indignou os jogadores do Cruzeiro, que reclamaram bastante no gramado. O tento havia sido marcado pelo volante Lucas Silva.

Palmeiras é o segundo colocado, com 36 pontos. A equipe treinada por Abel Ferreira venceu 11 jogos, empatou três e perdeu outros três até aqui.

Já o Cruzeiro está na sexta posição, com 29 pontos. O time estrelado tem nove vitórias, dois empates e seis derrotas no Brasileirão.

 A Raposa tem uma partida a menos devido às enchentes no Rio Grande do Sul, que fizeram o confronto com o Internacional ser adiado indefinidamente.

Palmeiras abre o placar, e Cruzeiro tem gol anulado

Flaco López perdeu um “gol feito” aos dois minutos. O atacante recebeu passe quando estava livre dentro área do Cruzeiro, mas furou a bola.

Nesse momento, o Palmeiras tinha facilidade para chegar ao campo de defesa da Raposa, principalmente pelo lado esquerdo. Os jogadores celestes tinham dificuldade para sair jogando, o que gerou passes errados e furadas de bola.

A primeira grande chance do Cruzeiro foi em uma cobrança de escanteio. O zagueiro Zé Ivaldo deu cabeçada forte e certeira, que parou em boa defesa do goleiro Weverton.

 Principalmente homem de contenção do time estrelado, Lucas Romero fez um primeiro tempo muito abaixo de suas atuações recentes. O volante perdeu bolas, cometeu faltas e levou cartão amarelo.

 ‘Encaixotado’, o Cruzeiro subiu pouco para o campo de ataque. A Raposa Passou a maior parte do tempo no próprio campo rifando bolas e se desvencilhando da pressão do Palmeiras.

 Essa superioridade alviverde foi convertida em gol. Após passe errado do lateral-direito William, a bola sobrou para o meia Zé Rafael, que tocou para Flaco López na entrada da área.

 Aos 35′, o atacante se impôs sobre João Marcelo, limpou o zagueiro e chutou no canto direito: 1 a 0 para o Palmeiras.

 No fim do primeiro tempo, o Cruzeiro construiu boa jogada coletiva e quase igualou o placar. William avançou pelo corredor direito e cruzou para Barreal no lado esquerdo.

 O meia passou a bola para o volante Lucas Silva, que chutou no fundo da rede: 1 a 0. Chamado no VAR, o árbitro anulou o gol após revisão. Ele interpretou que o camisa 16 fez falta em Zé Rafael antes de tocar a bola para William, no início do lance.

Palmeiras volta a marcar e sela vitória no fim do segundo tempo

A segunda etapa começou de forma movimentada, com as duas equipes se arriscando em busca do gol. Cássio e Weverton fizeram uma cada defesa cada.

 Flaco López, Zé Rafael e o atacante Felipe Anderson tiveram as melhores oportunidades do Palmeiras. Do lado do Cruzeiro, as jogadas de maior perigo saíram dos pés do lateral-esquerdo Kaiki e do ponta Arthur Gomes.

Para tentar mudar o cenário negativo, Fernando Seabra colocou em campo os três reforços de linha relacionados pelo Cruzeiro. Ainda no intervalo, o técnico promoveu a estreia do centroavante Kaio Jorge. Depois, acionou o volante Matheus Henrique e o atacante Lautaro Díaz.

 Melhor nos 45 minutos iniciais, o Palmeiras oscilou muito na reta final da partida. Apesar de ter tido boas chances, o Verdão passou a maior parte da segunda etapa se defendendo do Cruzeiro.

 Aos 46′, após série de tentativas desperdiças pelos visitantes, a equipe da casa armou um contra-ataque e conseguiu chegar à área do Cruzeiro, onde marcou o segundo gol.

 O Cruzeiro lutava para desvencilhar da pressão, mas o atacante Robert cometeu erro ao tentar rifar a bola, que foi direto nos pés do meia Gabriel Menino. Livre, o camisa 25 chutou cruzado e ampliou o placar: 2 a 0.

PALMEIRAS 2 X 0 CRUZEIRO

Palmeiras:Weverton; Mayke (Marcos Rocha, aos 40’/1ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Aníbal Moreno, Gabriel Menino (Gabriel Menino, aos 28’/2ºT) e Raphael Veiga; Felipe Anderson (Caio Paulista, aos 29’/2ºT), Dudu (Maurício, aos 20’/2ºT) e Flaco López (Rony, aos 20’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Cruzeiro:Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero (Robert, aos 41’/2ºT), Lucas Silva (Matheus Henrique, aos 17’/2ºT) e Álvaro Barreal (Vitinho, aos 00’/2ºT); Gabriel Veron (Kaio Jorge, no intervalo), Matheus Pereira e Arthur Gomes (Lautaro Díaz, aos 27’/2ºT). Técnico: Fernando Seabra.

Motivo: 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 20 de julho de 2024
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Gols: Flaco López, aos 35’/1ºT e Gabriel Menino, aos 46’/2ºT (Palmeiras)

Cartões amarelos: Álvaro Barreal, Matheus Pereira, João Marcelo e Lucas Romero (Cruzeiro); Maurício, Zé Rafael, Flaco López, Raphael Veiga e Abel Ferreira (Palmeiras)
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa/RJ) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa/RJ)