Com chances quase nulas de conseguir o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro e também cada vez mais longe do Z4 da Série B, o Cruzeiro começa a planejar 2022. A tendência é que o clube enfrente sua terceira edição seguida da Segunda Divisão com um elenco reformulado.

Dos 33 jogadores que integram o grupo, 15 deles têm contratos apenas até dezembro. Outros dois têm vínculos até o fim do próximo Campeonato Mineiro, portanto antes do início da Série B de 2022. 

Fazem parte da lista dos jogadores com contratos no fim os titulares Fábio, com renovação encaminhada, e o meia Giovanni, uma das principais peças do Cruzeiro desde a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo à Toca da Raposa II.

O atacante Wellington Nem, que apresentou bom desempenho nos jogos em que não esteve entregue ao departamento médico, também só tem contrato até dezembro. Antes de deixar o Cruzeiro, o executivo de futebol, Rodrigo Pastana, chegou a iniciar negociações para ampliar o vínculo do experiente jogador, de 29 anos.

Por outro lado, o Cruzeiro não precisará se preocupar com vários jogadores que integram o atual elenco, mas não são aproveitados com tanta frequência. São os casos, principalmente, dos zagueiros Joseph e Rhodolfo e dos volantes Ariel Cabral e Henrique.