Ronaldo Fenômeno recebeu o título de cidadão honorário de Minas Gerais na noite desta quarta-feira (27/3). O ex-atacante e atual sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro esteve na Assembleia Legislativa do estado (ALMG), em Belo Horizonte, para ser homenageado. 

 Cria das categorias de base do Cruzeiro, Ronaldo atuou entre 1993 e 1994 com a camisa celeste e voltou como dirigente ao comprar 90% das ações da SAF em dezembro de 2021. O Fenômeno exaltou Minas Gerais e falou sobre o seu início, ainda na década de 1990.

“É uma grande honra receber o título de cidadão honorário de Minas Gerais nesta casa. Foi aqui que nasci para o mundo, aos 16 anos, e entrei em campo pela primeira vez como profissional. Não está no meu discurso, mas foi daqui também a minha primeira namorada [risos]. Foi aqui que eu tive certeza que os meus sonhos eram possíveis e daqui parti para conquistá-los. Foi do Cruzeiro que recebi a maior oportunidade da minha vida: ir para fora fazer história e trazer para o Brasil o que poderia ser nosso”

 Ronaldo Fenômeno, ex-atacante e sócio da SAF do Cruzeiro

Ao receber a homenagem, que foi de autoria de 26 parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Ronaldo também comentou o seu retorno ao Cruzeiro. Fenômeno falou sobre as dificuldades enfrentadas e a nova rotina como dirigente celeste.  

“Voltei como um bom filho à casa torna. Voltei por acreditar na volta do Cruzeiro. Voltei por ser parte da mudança do futebol brasileiro. Sou muito grato pela forma que me receberam, pelo apoio do povo mineiro. Escrevemos juntos um lindo capítulo de superação, e seguimos adiante enfrentando momentos difíceis, desafiadores e com muitas lições pelo caminho na direção de reerguer um gigante dentro e fora de campo”, disse Ronaldo, que seguiu.

 “Eu realmente mudei a minha vida para embarcar nesse projeto. Essa terra, hoje, faz parte da minha rotina e dos meus planos. Dizem que aqui, cercado de montanhas, se aprende a respirar horizontes. Eu diria que aquele garoto de 1993 aprendeu cedo. Muito obrigado, Minas Gerais. Muito obrigado, Cruzeiro”, concluiu o Fenômeno.

Origem de Ronaldo

Apesar de nunca ter atuado profissionalmente no Rio de Janeiro, Ronaldo deu os primeiros passos no futebol no time amador do bairro São Cristóvão. 

 Nascido e criado na Cidade Maravilhosa, o ex-centroavante se mudou para Belo Horizonte, em 1993, meses antes de completar 16 anos. Após um curto período na base, foi alçado ao elenco principal do Cruzeiro.

Carreira de Ronaldo pelo Cruzeiro e pela Seleção Brasileira
No período como jogador, o Fenômeno marcou 56 gols em 58 partidas pela Raposa. Ainda como jogador do Cruzeiro, foi convocado e venceu a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. 

 Um dos maiores ídolos da história da Seleção Brasileira, Ronaldo voltou a vencer o Mundial em 2002, em edição marcante disputada no Japão e na Coreia do Sul. 

 Além do Cruzeiro, Ronaldo atuou pelo Corinthians no Brasil. Na Europa, defendeu o PSV, da Holanda; Barcelona e Real Madrid, da Espanha; e Internazionale e Milan, da Itália.

 Colaborou Vitor Moreira

 

Fonte:noataque.com.br