O sonho de voltar a faturar o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior após 17 anos se tornou frustração para o Cruzeiro. A Raposa não foi páreo na final contra o Corinthians, o maior campeão da Copinha, agora com 11 troféus. O time celeste perdeu por 1 a 0, nesta quinta-feira (25/1), na Neo Química Arena, em São Paulo, e amargou o vice-campeonato pela terceira vez. O atacante Kayke marcou o gol que garantiu o triunfo aos donos da casa na reta final do jogo.

A única taça do Cruzeiro na competição foi em 2007. Na oportunidade, os mineiros enfrentaram o São Paulo na decisão. O jogo terminou empatado por 1 a 1 no tempo regulamentar, e a equipe estrelada levou a melhor na disputa por pênaltis (6 a 5).

 Com o revés para o Corinthians, o Cruzeiro ampliou sua saga de vices. Antes disso, o clube celeste havia chegado às partidas decisivas contra América (1996) e Portuguesa (2002), mas não conseguiu o título.

 Dentro de campo, o Cruzeiro dominou as principais ações ofensivas, mas não conseguiu transformar o volume em gol. O Corinthians, que passou a maior parte do tempo correndo atrás da bola, marcou um golaço no fim. Kayke acertou belo chute no ângulo direito.

O jogo

Cruzeiro levou perigo em contra-ataques

O primeiro tempo da decisão teve muito equilíbrio, como pode ser visto na posse de bola: 46% para o Corinthians e 54% para o Cruzeiro. O número de finalizações também foi bem parelho, sendo oito para os mandantes e seis para os visitantes. Desses chutes, foram dois em direção às metas.

 A chance mais clara da etapa inicial foi do Cruzeiro, aos 9 minutos. Xavier partiu em velocidade, cortou o marcador adversário e chutou forte no meio do gol. Ele parou no goleiro Felipe Longo, que fez grande defesa. A bola sobrou para Arthur livre na marca do pênalti, mas o atacante chutou para fora.

 O Corinthians até tentou responder levando perigo à meta de Otávio com Léo Maná. O lateral-direito, no entanto, isolou a bola por cima do gol.

 A estratégia do Cruzeiro ficou bem definida. Embora tenha ficado mais tempo com a bola em posse, o time comandado por Fernando Seabra apostou em jogadas de contra-ataque pelo lado esquerdo. Os lances mais perigosos surgiram por esse lado do campo.

Corinthians marca golaço na Neo Química Arena

A Raposa voltou com a mesma postura para o segundo tempo. Os ‘crias da Toca’ continuaram apostando nas investidas pelo lado esquerdo, com contra-ataques e tabelas rápidas. O Corinthians, por sua vez, se fechou na defesa.

Gui Meira e Jhosefer quase abriram o placar para o Cruzeiro. No primeiro lance, aos 10’, o armador bateu firme e a bola explodiu na defesa do Timão. No segundo, aos 20’, o destaque celeste na Copinha aproveitou a sobra do escanteio, dominou e chutou raspando a trave esquerda.

 Atônito com as jogadas, o Corinthians viu o Cruzeiro crescer no jogo. O time mineiro balançou a rede adversária com Tevis, aos 23’, mas não valeu. O atacante pegou rebote na entrada da área e mandou por cima de Felipe Longo. Contudo, o árbitro assinalou falta de ataque no goleiro corinthiano.

 A resposta do Timão veio aos 31′ em uma quase falha de Otávio. Vitor Meer bateu de longe, a bola desviou em Arthur Sousa e quase enganou o goleiro celeste.

 E prevaleceu a máxima do futebol: “Quem não faz, leva”. O Corinthians pulou à frente no placar com um golaço de Kayke, aos 39 minutos. O atacante dominou na entrada da área e bateu colocado no ângulo direito de Otávio: 1 a 0.

Corinthians 1 x 0 Cruzeiro

Corinthians:Felipe Longo; Léo Mana, João Pedro Tchoca, Renato e Vitor Meer; Ryan (Thomas Augustin, aos 42 min do 2ºT), Breno Bidon e Pedrinho (GH, aos 26 min do 2ºT); Kayke, Higor (Thomas Lisboa, aos 9 min do 2ºT) e Arthur Sousa (Jhonatan, aos 42 min do 2ºT)
Técnico: Danilo

Cruzeiro: Otávio; Carlos Gómez (Rhuan Gabriel, aos 43 min do 2ºT), Pedrão, Bruno Alves (Kelvin, aos 28 min do 2ºT); Henrique Silva (André, aos 28 min do 2ºT), Jhosefer (Vitor Jesus, aos 43 min do 2ºT), Vitinho e Xavier; Arthur Viana (Ruan Índio, aos 28 min do 2ºT), Tevis e Gui Meira
Técnico: Fernando Seabra

 Gol: Kayke, aos 39 min do 2ºT (Corinthians)
Cartões amarelos: Vitor Meer, Léo Maná, Arthur Souza (Corinthians); Arthur (Cruzeiro)

Motivo: final da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data: 25 de janeiro de 2024
Árbitro principal: Gabriel Henrique Meira Bispo
Árbitro assistente 1: Robson Ferreira Oliveira
Árbitro assistente 2: Izabele de Oliveira
VAR: Daiane Muniz dos Santos