O atacante Sassá, expulso no empate de quarta com o Athletico-PR (0 a 0), e o zagueiro Dedé, em recuperação de cirurgia no joelho direito, são os principais desfalques. O lateral-esquerdo Egídio, com dores no quadril, é dúvida.
Por outro lado, o time tem quatro jogadores de volta
. O lateral-direito Orejuela e o atacante Fred cumpriram suspensão na rodada anterior. Já o meia Thiago Neves e o atacante Pedro Rocha se recuperaram, respectivamente, de desgaste muscular e trauma no tornozelo esquerdo.As principais dúvidas são nas laterais, já que Edilson e Dodô jogaram bem contra o Athletico-PR. O primeiro foi elogiado por Abel pela marcação efetiva em Rony, enquanto o segundo se mostrou participativo no apoio ao ataque.
Na zaga, Abel tende a manter os jovens Cacá e Fabrício Bruno, apesar de ter indicado a possibilidade de recorrer à experiência de Leo. Velozes e com boa impulsão, os pratas da casa têm apresentado sintonia na proteção à meta de Fábio.
No meio-campo, o treinador deve apostar em Thiago Neves, que costuma jogar bem em clássicos e é o artilheiro da Raposa no Brasileiro, com seis gols. Fica a dúvida se Abel colocará Marquinhos Gabriel ou Robinho aberto pela ponta direita.
A provável escalação cruzeirense para o clássico terá Fábio; Orejuela (Edilson), Cacá, Fabrício Bruno e Dodô (Egídio); Henrique e Éderson; Marquinhos Gabriel (Robinho), Thiago Neves e David; Fred.
Na 16ª posição, com 34 pontos, o Cruzeiro necessita de vitória no clássico para evitar que seu drama na luta contra o rebaixamento aumente. Isso porque o Botafogo, 17º colocado, com 33, enfrentará o lanterna Avaí, às 20h de segunda-feira, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.