Arthur marcou duas vezes e definiu vitória alvinegra em pleno Mineirão

A noite de festa para o goleiro Fábio não teve o final que o torcedor celeste gostaria. Com dois gols do atacante Arthur no segundo tempo, o Ceará derrotou o Cruzeiro por 2 a 0 no Mineirão e freou a possibilidade de os mineiros alcançarem o segundo triunfo consecutivo no Campeonato Brasileiro. Sem a vitória no jogo adiado da 28ª rodada, a Raposa também perdeu a chance de subir duas colocações na tabela. O time de Mano Menezes ficou estacionado na 10ª colocação.
Além das movimentações em campo, a noite foi marcada por homenagens ao goleiro Fábio. O camisa 1 completou no último domingo, na vitória por 3 a 0 sobre a Chapecoense, 800 jogos pelo Cruzeiro. A diretoria apresentou uma festa nesta quarta com participação dos familiares do jogador, entrega de placas antes da partida e exposição de todos os troféus conquistados pelo arqueiro no clube celeste. Crianças e mulheres puderam entrar gratuitamente no Gigante da Pampulha.
Dedicado exclusivamente ao Campeonato Brasileiro desde que levantou o troféu da Copa do Brasil, o Cruzeiro terá o próximo compromisso pela competição nacional no sábado, dia 27, às 21h, no Mineirão. Será o terceiro jogo consecutivo do time mineiro como mandante. O Ceará, por sua vez, que segue brigando para fugir da zona de rebaixamento, recebe o Atlético na segunda-feira, dia 29, às 20h, no Castelão.
O jogo
A noite chuvosa em Belo Horizonte deu o tom do início de jogo no Mineirão. Em um campo muito desgastado pela realização do show do músico inglês Roger Waters no último domingo, Cruzeiro e Ceará tiveram dificuldades para trabalhar a bola. A primeira oportunidade do Cruzeiro, aos 11', foi um dos poucos momentos de troca passes da Raposa. Robinho recebeu na direita e lançou Rafinha entrando livre na área na segunda trave. De frente para o gol, o substituto de Arrascaeta finalizou sem força, nas mãos de Everson.
Esperando para jogar no erro do Cruzeiro, o Ceará encontrou problemas para construir os contra-ataques, mas conseguiu responder sete minutos depois, aos 18'. Arthur, sempre ele, dominou na intermediária, fintou Leo e Egídio e bateu com perigo para o gol de Fábio. Homenageado da noite, o camisa 1 viu a bola raspar sua trave direita antes de sair pela linha de fundo. Essa foi praticamente a única tentativa do Vozão, que ainda viu a Raposa intensificar a produção ofensiva.
A volta para o intervalo não mudou muito o panorama de partida. Assim como na reta final da primeira etapa, o Cruzeiro buscava o gol de Everson com mais perigo, mas nada que assustasse o Ceará verdadeiramente. Para tentar aumentar a quantidade de chances, Mano Menezes optou por colocar David aos 15'. Ele substituiu Thiago Neves e coube a Robinho assumir a função de principal articulador das jogadas celestes.
Apesar das tentativas, quem abriu o placar no Mineirão foi o Ceará, aos 17' do segundo tempo. Leandro Carvalho puxou contra-ataque pela direita, tabelou com um companheiro e finalizou para a defesa de Fábio. O goleiro cruzeirense, no entanto, largou a bola no pé de Arthur, que, livre de marcação, não perdoou. 1 a 0. Com o tento, o Vozão recuou e passou a praticamente só se defender. Aos 26', Raniel quase respondeu para o Cruzeiro. O atacante que havia acabado de entrar na partida recebeu de Robinho e tentou pelo alto, mas a bola passou por cima da meta de Everson.
Quem soube aproveitar os espaços foi o Ceará. Exposto em função das tentativas ofensivas, o Cruzeiro sofreu o segundo gol nos últimos momentos da partida. David errou passe infantil na intermediária de ataque e viu o Vozão construir contra-ataque impecável. A bola sobrou livre para Arthur, que recebeu passe primoroso de Richardson e teve frieza para tocar na saída de Fábio. 2 a 0. A derrota freou a possibilidade de o clube celeste emplacar duas vitórias seguidas na Série A.