O Cruzeiro mostrou superioridade e muita determinação no Independência e venceu o duelo contra o Grêmio por 1 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.O placar só não foi maior graças às boas intervenções do goleiro Gabriel Granado.

O jogo marcou o encontro da torcida com o clube no primeiro jogo da equipe em casa após a volta à elite do futebol. Torcida que lotou o estádio e carimbou o maior público da Raposa na temporada com 21.605 vozes empurrando o time das arquibancadas.

Agora, o time celeste muda a chave e começa a pensar no confronto contra o Náutico, pela Copa do Brasil. O jogo será na próxima terça-feira, às 19h, também na Arena Independência.

O jogo começou quente para todos os lados. A primeira oportunidade foi gremista com Suárez ficando com rebote na direita e Rafael Cabral espalmando para a linha de fundo. O Cruzeiro respondeu com Mateus Vital que, na conclusão, a bola foi desviada para escanteio. Após os dois lances iniciais, o duelo ficou mais equilibrado com as equipes se revezando nas roubadas de bola com uma forte marcação.

Aos 28 minutos o Cruzeiro teve duas boas oportunidades para abrir o placar com Gilberto, de cabeça, e Bruno Rodrigues arriscando de fora da área, obrigando o goleiro Gabriel Granado pular no canto direito e mandar a bola para escanteio. Na sequência, Bruno Rodrigues não conseguiu aproveitar um desvio de Richard, de cabeça na pequena área, e viu a bola sair raspando a trave direita.

Aos 34 minutos, após esforço e insistência de William ao roubar uma bola na ponta direita, o lateral cruzou na medida para Bruno Rodrigues que emendou de primeira, e mais uma vez, o arqueiro gremista conseguiu evitar o gol celeste.Nos acréscimos, Mateus Vital tabelou com Gilberto e bateu firme, mas a bola saiu pela linha de fundo no que foi o último bom lance do primeiro tempo.

Na volta do intervalo o Cruzeiro precisou de apenas dois minutos para ter uma chance clara de gol. Melhor em campo no primeiro tempo, Gabriel conseguiu defender um chute à queima-roupa de Richard e evitar o tento celeste. Na sequência, Vital tentou de voleio e a bola explodiu na defesa, afastando o perigo.

Aos 10, Gilberto, sozinho da marca do pênalti, mandou a bola por cima do gol. Dois minutos depois foi a vez de Mateus Vital roubar a bola na entrada da área, e ela sobrar para Ramiro que chutou forte, mas pela linha de fundo. 

De tanto pressionar, enfim, o gol do Cruzeiro saiu. Aos 19 minutos, Felipe Machado, que havia entrado no lugar de Ramiro, cobrou escanteio no segundo poste onde estava Bruno Rodrigues. O atacante pegou de primeira, a bola tocou no chão e subiu, encobrindo o goleiro Gabriel Granado e morrendo no canto esquerdo, para delírio da China Azul.

Aos 26 minutos foi a vez de Rafael Cabral ser exigido pela primeira vez no segundo tempo ao espalmar a bola após Cristaldo arriscar de fora da área. Três minutos depois, em contra-golpe gremista, Cristaldo ficou com bate-rebate na pequena área, errou a finalização e a bola terminou nas mãos de Cabral.

Aos 31, foi a vez do arqueiro do Grêmio conseguir cortar com o pé direito o que seria um gol certeiro de Mateus VItal. Na reta final da partida, o Grêmio passou a pressionar buscando o empate e a defesa celeste, ajudada pelos gritos das arquibancadas, conseguia evitar as investidas do adversário e segurar o placar vitorioso.

No último minuto da partida, Lucas Oliveira deixou a equipe com um a menos após ser expulso ao levar o segundo cartão amarelo.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 1 X0 GRÊMIO

Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard (Neto Moura), Ramiro (Felipe Machado), Mateus Vital (Wallisson) e Nikão (Rafael Bilu); Bruno Rodrigues e Gilberto. Técnico: Pepa

Grêmio
Gabriel Granado; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Everton Galdino), Bitello, Vina (André), Cristaldo (Gustavinho) e Nathan (Zinho); Suárez. Técnico: Renato Gaúcho

Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 22 de abril de 2023 (sábado)
Local: Independência, Belo Horizonte

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Evandro de Melo Lima
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

Cartões vermelho: Lucas Oliveira (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Ramiro, Gilberto, Richard, Lucas Oliveira, Marlon (Cruzeiro); Suárez, Kannemann (Grêmio)
Gols: Bruno Rodrigues, aos 19 minutos do 2° tempo (Cruzeiro)