BRASILEIRÃO

O time do Cruzeiro deixou de lado as turbulências vividas nos bastidores do clube e venceu o Vitória por 3 a 1 neste domingo (28/4), no Mineirão, seu segundo triunfo em casa pelo Campeonato Brasileiro. Com esse resultado, a equipe figura na primeira metade da tabela, com sete pontos conquistados em quatro rodadas.

Dominante durante todo o duelo, apenas atletas celestes fizeram gols, todos no segundo tempo: Matheus Pereira, Rafa Silva, Arthur Gomes e Lucas Silva. No entanto, esse último marcou contra as próprias redes, num lance de infelicidade quando a partida estava sendo vencida por 1 a 0.

Para este jogo, o técnico Fernando Seabra resolveu retornar à equipe titular alguns jogadores que haviam sido poupados do 0 a 0 com o Unión La Calera, como William, Lucas Silva, Arthur Gomes e Rafa Silva. A zaga foi mantida, com aquela considerada por grande parte da torcida como a ideal: Zé Ivaldo e João Marcelo.

A vitória vem em um momento conturbado, tanto dentro quanto fora de campo. Os torcedores vêm fazendo duras críticas aos resultados e desempenhos da Raposa; enquanto a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) está sendo negociada entre Ronaldo Fenômeno e Pedro Lourenço. Com isso, mudanças drásticas devem acontecer na diretoria.

Jogo

Atuando sob seus domínios, o Cruzeiro iniciou a partida como era esperado: time ofensivo e com a posse de bola. Foi assim durante todo o primeiro tempo, mas o 'filme' visto diate do Unión La Calera, por exemplo, se repetiu: o ataque foi ineficaz.

Os celestes apostaram nas bolas aéreas (como escanteios) e nos chutes de longe, visto que o adversário estava bem postado defensivamente. Num dos lances de maior perigo, Zé Ivaldo finalizou de fora da área, mas o goleiro Lucas Arcanjo fez uma bela defesa.

A segunda etapa começou diferente, com o Vitória indo com mais afinco à frente, mas a resposta celeste foi dada. Aos 4 minutos, Arthur Gomes e Matheus Pereira se atrapalham na área, mas a bola sobrou para o camisa 10, que limpou a jogada e bateu forte para o fundo das redes.

Porém, em seguida, veio o 'balde de água fria', num lance bizarro. O atacante rubro-negro Osvaldo cruzou para a área da direita; Lucas Silva parece ter se assustado com a bola, se agachou para cabecear, mas ela acabou morrendo no fundo das redes.

Para a alegria da torcida, não houve abalo em campo, e sim, reação. Aos 12 minutos, após cruzamento da esquerda de Barreal, que havia acabado de entrar, Rafa Silva conseguiu desviar e colocar a Raposa novamente à frente no placar. Após isso, o duelo ficou mais 'morno', mas o Cruzeiro ainda fez questão de sacramentar a sua superioridade.

Aos 29, o atacante Arthur Gomes fez bela jogada pela esquerda e chutou forte e rasteiro da entrada da área, para efetuar o terceiro gol. Quando o embate se encaminhava para o final, ainda houve algumas oportunidades de perigo para ambos os lados, mas o placar não se alterou.

Futuro

Após partidas em sequência, o Cruzeiro voltará a ter uma 'semana livre' de treinamentos na Toca da Raposa. O próximo compromisso da equipe será apenas no sábado (4/5), às 21h, diante do Internacional, pela competição nacional e, novamente, no Gigante da Pampulha.

Ficha técnica

O quê: Cruzeiro 3 × 1 Vitória

Motivo: 4ª rodada do Brasileirão Série A

Quando: domingo, 28 de abril de 2024, às 16h (de Brasília)

Onde: Mineirão, em Belo Horizonte

Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Mateus Vital), José Cifuentes (Álvaro Barreal) e Matheus Pereira (Neris); Arthur Gomes (João Pedro) e Rafa Silva (Rafael Elias). Técnico: Fernando Seabra

Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Bruno Uvini, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira, Luan Santos (Léo Naldi), Matheusinho (Daniel Júnior); Mateus Gonçalves (Jean Mota), Osvaldo (Janderson) e Alerrando (Léo Gamalho). Técnico: Léo Condé


Arbitragem: Fábio Augusto Santos Sá Júnior (SE); Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE). VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Gols: Pereira aos 4' do 2ºT; Rafa Silva aos 12' do 2ºT; Arthur aos 29' do 2ºT (CRU); Lucas Silva (contra) aos 6' do 2ºT (VIT)

Cartão amarelo: Zé Ivaldo e Rafael Elias (CRU)


Público: 20.083

Renda: R$ 620.905,00