Marketing do clube espera ganho de 40% em faturamento com ingressos

Enquanto o departamento de futebol do Cruzeiro trabalha no planejamento da equipe em 2019, a pasta de marketing monta a estratégia para fazer crescer o número de associados e, consequentemente, as receitas de bilheteria. O Superesportes teve acesso às contas do clube, que registrou crescimento financeiro de quase 42% em um ano. A arrecadação proporcionada pelos vinculados ao Sócio 5 Estrelas e os torcedores que compram ingressos nas bilheterias saltou de R$ 39,2 milhões, em 2017, para R$ 55,1 milhões, em 2018. A quantidade de sócios ativos também aumentou, passando de 38.316 para 48.661 (27%). Os números são até o mês de novembro, já que os cálculos referentes a dezembro só serão fechados no fim de janeiro.
Dos R$ 55,1 milhões brutos, foram descontadas despesas relativas ao custo operacional do Mineirão e do próprio Sócio 5 Estrelas. O Cruzeiro, portanto, embolsou R$ 45,2 milhões líquidos, cifras consideradas satisfatórias por Leandro Freitas, responsável pela área de relacionamento com o torcedor e nomeado gerente de marketing do clube em 2018. “Avaliando o faturamento do sócio, da mensalidade e da venda de ingressos, a torcida deu um show. Foi um crescimento considerável de sócio. De mensalidades, tivemos um crescimento de 27% e chegamos num ápice de quase 55 mil ativos, um recorde na história do clube. De faturamento também (teve recorde). Completamos 1,1 milhão de torcedores presentes e tivemos grande crescimento no faturamento. Isso valoriza muito a nova gestão e a gente está buscando voos maiores no ano de 2019, com faturamento superior a esse crescimento. Que o ano de 2018 possa refletir também em 2019”, disse, em entrevista ao Superesportes.
Instagram/ReproduçãoLadeado pelo ídolo cruzeirense Alex, Leandro Freitas assumiu cargo de gerente de marketing
Em 2019, Leandro Freitas acredita que o Cruzeiro poderá aumentar a quantidade de sócios e o faturamento bruto com ingressos em 40%. Nessas circunstâncias, o clube chegaria perto de 70 milassociados com mensalidades em dia e receberia mais de R$ 77 milhões brutos - valor bem superior ao da venda de Arrascaeta ao Flamengo, por R$ 55,2 milhões. “Em 2017, terminamos o ano com 38 mil sócios ativos. Em 2018, chegamos perto de 50 mil. A perspectiva que a gente calcula para o Cruzeiro em 2019 é com crescimento de mais de 40% em número de sócios, atingindo 70 mil ativos, que é um número consideravelmente muito bom. Mas vamos fazer campanhas para tentar chegar ao tão sonhado número de 100 mil sócios”.
Para incentivar novas adesões ao programa de fidelidade, o Cruzeiro manterá as ações que deram certo em 2018, como baixar os preços dos ingressos em partidas de pouco apelo; disponibilizar praça de alimentação e shows musicais na esplanada do Mineirão; permitir, em ocasiões especiais, acesso gratuito de mulheres e crianças ao estádio; e liberar o direito de aquisição de tíquetes extras para os sócios.
“Em 2018, o torcedor recebeu muitas ações em termos de preço, de crianças e mulheres entrando de graça, então conseguimos levar um público melhor e aumentar também as receitas. A gente pretende fazer essas grandes ações este ano para manter a casa cheia, a média excelente e melhorar cada vez mais. O crescimento estamos nos baseando pelo que foi em 2018 para 2019. Se a gente cresceu 40% no faturamento, vamos manter essa média de crescimento (em 2019)”, observou o gerente de marketing, que segue empenhado para, futuramente, alcançar a tão sonhada marca de 100 mil sócios.
“Em termos de faturamento, o valor hoje já é alto e considerável em relação às receitas do clube. Mas a gente almeja muito mais. Hoje, com 50 mil sócios ativos, se cada um trouxer mais um, a gente consegue atingir esse objetivo. É nessa campanha que a gente tentará buscar para crescer esse número de sócios. Brevemente vamos soltar campanhas para que cada cruzeirense traga um sócio para aproximar dos 100 mil sócios ativos”, completou Freitas.
Chegar aos números projetados pelo departamento de marketing passará, obviamente, pelos resultados dentro de campo. Na Copa Libertadores, principal sonho de consumo do Cruzeiro, os adversários no Grupo B serão Huracán-ARG, Emelec-EQU e Deportivo Lara-VEN. Na Copa do Brasil, competição da qual é o atual campeão, o time celeste entrará diretamente nas oitavas de final. Também estarão em jogo Campeonato Mineiro e Campeonato Brasileiro. Os planos disponíveis do Sócio 5 Estrelas são Cruzeiro Sempre (R$ 30 mensais), Cruzeiro Eterno (R$ 61 mensais) e Cruzeiro Tradição (R$ 205 mensais).

Soraia Piva/Arte/SuperesportesMovimentação do Cruzeiro com bilheteria nos últimos anos (Infográfico: Soraia Piva)