O Cruzeiro anunciou, nesta sexta-feira, a contratação do lateral-esquerdo Alan Ruschel, de 31 anos. Destaque da campeã Chapecoense na última edição da Série B do Campeonato Brasileiro, ele assinará contrato com a Raposa válido por dois anos.

Ruschel foi o terceiro jogador anunciado pelo Cruzeiro. Antes dele, o clube oficializou as contratações do meia Marcinho, ex-Sampaio Corrêa, e do volante Matheus Barbosa, ex-Cuiabá. 

Eduardo Brock - o zagueiro de 29 anos estava na reserva do Ceará. Sua contratação se dá pelas poucas opções no setor defensivo do Cruzeiro, que não conta com Léo, machucado, e deve perder Cacá, alvo de clubes do exterior.

Pela Chapecoense, Ruschel atuou em 74 partidas e marcou dois gols. Na última edição da Série B do Campeonato Brasileiro, ele entrou em campo em 27 oportunidades e ofereceu duas assistências, sendo um dos titulares da conquista alviverde. O jogador de 31 anos teve média de 6,7 disputas de bola vencidas por jogo na competição, segundo o aplicativo SofaScore.


Alan Ruschel é um dos sobreviventes da tragédia aérea que vitimou 71 pessoas em 2016, na Colômbia. Naquela ocasião, o voo LaMia 2933, que levava jornalistas e membros da delegação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional caiu.


Para contar com o jogador, o Cruzeiro venceu a concorrência do América, que tinha interesse em contar com o jogador na próxima edição da Série A. A Chapecoense também queria manter o atleta, mas a proposta celeste foi superior financeiramente.

No Cruzeiro, Ruschel encontrará a concorrência de Matheus Pereira, de 20 anos, um dos poucos destaques da equipe na última temporada. Ele acumula 25 jogos - sendo 22 como titular - e um gol marcado com a camisa celeste.