Marlon não vestirá mais a camisa do Cruzeiro ao longo de 2025. A Raposa acertou o empréstimo do lateral-esquerdo de 27 anos ao Grêmio um dia após completar 100 jogos com a veste estrelada. Ele permanecerá em Porto Alegre até dezembro – os gaúchos podem exercer a opção de compra ao fim do contrato. Alvo de críticas no Cruzeiro, Marlon não teve muitas oportunidades na atual temporada. Ele participou de sete dos 14 confrontos oficiais do clube – apenas dois como titular. Curiosamente, ganhou oportunidade entre os 11 iniciais nessa quarta-feira (9/4), na derrota por 2 a 1 para o Mushuc Runa, pela segunda rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.

A janela de transferências excepcional, que permite que jogadores inscritos em algum campeonato estadual mudem de clube após o fechamento da primeira janela de transferências (28/2), fecha nesta sexta-feira (10/4). A informação da negociação entre Cruzeiro e Grêmio foi publicada inicialmente pelo Ge e confirmada pelo No Ataque.

O defensor chegou a Belo Horizonte em 2023, logo assumiu a titularidade e se destacou na campanha do Brasileiro daquele ano. Iniciou bem a temporada seguinte, mas, assim como o time, caiu de produção. Desde então, tem sido questionado. A relação com a torcida piorou quando o lateral-esquerdo passou a curtir fotos do Grêmio nas redes sociais. Depois, na semifinal do Estadual, diante do América, perdeu pênalti. Na última janela de transferências, chamou a atenção de alguns clubes, mas a Raposa não abriu mão dele justamente por acreditar em retomada, o que não ocorreu. Marlon acumula 100 partidas com a camisa celeste, além de quatro gols e sete assistências. Ele tem contrato com a Raposa até o fim de 2026.