Portugal e Gana se enfrentaram nesta quinta-feira (24) no segundo jogo válido pelo Grupo H da Copa do Mundo. Ambas seleções entraram em campo sabendo que a partida valia a liderança do grupo após empate sem gols entre Uruguai e Coreia do Sul no primeiro jogo. Por mais que tenham feito um primeiro tempo morno, foi na segunda etapa que as estrelas portuguesas apareceram para o jogo. Cristiano Ronaldo, de pênalti, João Félix e Rafael Leão marcaram os três gols de Portugal na partida. Gana descontou com Ayew e Bukari e a partida terminou em 3 a 2 para os portugueses, que lideram o grupo.


Os portugueses voltarão aos gramados na próxima segunda-feira (28) em partida contra Uruguai, às 16h. No mesmo dia, Gana enfrentará a Coreia do Sul, um pouco mais cedo, às 10h. 


O jogo


A partida começou equilibrada. Portugal, por ter mais qualidade, também tinha a bola, mas Gana se defendia muito bem com uma linha de cinco e os portugueses não conseguiam criar. O time português dominava a partida e tentava fazer com que a bola chegasse ao astro Cristiano Ronaldo, mas mal conseguiam chegar à área adversária.


Pouco a pouco, isso foi mudando e, aos nove minutos, Portugal conseguiu armar uma bela jogada para chegar pela primeira vez ao outro lado do campo. Em rara oportunidade, a zaga de Gana abriu um buraco na defesa e os portugueses conseguiram enfiar uma bola na entrada da área para o craque Cristiano Ronaldo, que dividiu com o goleiro ganense e não conseguiu marcar.


Os portugueses seguiram dominando a partida, mas com muito pouca agressividade. Por mais que fizessem uma pressão alta e tivessem grande posse de bola, Portugal tinha uma saída de bola muito lenta e os seus principais craques ainda não haviam aparecido na partida. Aos 30 minutos, isso pareceu mudar, quando Cristiano Ronaldo recebeu a bola dentro da área, dividiu com o zagueiro e mandou para dentro das redes. No entanto, o torcedor português mal teve tempo de comemorar, já que o juiz anulou o gol prontamente, constatando uma falta do camisa 7 sobre o zagueiro na origem do lance. Após isso, a partida seguiu sem grandes emoções e o primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0.


A segunda etapa começou com o mesmo ritmo da primeira para Portugal. Os portugueses faziam uma exibição muito abaixo do esperado, com pouca urgência nas jogadas e diversos erros bobos sendo cometidos. Já os ganenses voltaram para o segundo tempo gostando mais da partida e saindo mais para o jogo. Gana aproveitou os erros que os portugueses cometeram e foram avançando cada vez mais. Aos oitos minutos, o ganês Kudus teve a melhor chance da partida até então. O atacante recebeu a bola dentro da área e chutou para o gol com uma batida que passou beijando a trave. 


Com o passar do tempo, o jogo passou a ganhar mais emoção e a defesa de Gana logo foi superada. Após belo passe de calcanhar de João Félix, Cristiano Ronaldo caiu na área após contato com zagueiro ganês e o juiz prontamente marcou pênalti. O próprio Cristiano Ronaldo foi para a bola e bateu muito bem o pênalti para abrir o placar. O português fez história mais uma vez ao se tornar o primeiro jogador a marcar gol em cinco edições diferentes de Copas do Mundo. 


A festa portuguesa durou pouco. Dois minutos mais tarde, o capitão e camisa 10 de Gana, Ayew, recebeu a bola no meio da área, após vacilo da defesa portuguesa e mandou a bola para os fundos das redes. Os ganeses comemoraram bastante o empate, mas o tiro saiu pela culatra e, aos 28 minutos, Portugal virou o jogo, com belo gol de João Félix, que aproveitou ótimo passe de Bruno Fernandes. Já à frente do placar, os portugueses passaram a dominar mais ainda a partida e, aos 33 minutos, ampliou a vantagem com gol de Rafael Leão, que recebeu a bola e, com um chute forte e cruzado, tirou do goleiro. 


Por mais que tenha faltado emoção na primeira etapa, o segundo tempo do jogo foi completamente diferente. Aos 44 minutos, Bukari, que havia entrado na partida há poucos minutos, recebeu sozinho dentro da área e, com um toque, superou o goleiro Diogo Costa e fez o segundo gol de Gana. 


Os ganenses continuaram pressionando, mas não conseguiram marcar mais nenhum gol e Portugal venceu a partida por 3 a 2 e está na liderança do Grupo H da Copa do Mundo.


FICHA DA PARTIDA


Portugal 3
Diogo Costa; Dia, Guerreiro, Danilo e Cancelo; Bernardo Silva (Palinha), Neves (Leão) e Otávio (William); Cristiano Ronaldo (Ramos), Bruno Fernandes e João Félix (João Mário)
Técnico: Fernando Santos


Gana 2
Ati; Salisu, Amrtey e Djiku (Semenyo); Partey, Baba, Kudus, Abdul Samed (Keyreh) e Alidu (Lamptey); Ayew e Williams.
Técnico: Otto Addo


Local: Stadium 974
Árbitro: Ismail Elfath (Estados Unidos)
Assistentes: Kyle Atkins, Corey Parker e Stéphanie Frappart
Cartões amarelos: Danilo e Bruno Fernandes (Portugal) | Kudus, Ayew, Alidu e Williams (Gana) 
Gols: Cristiano Ronaldo, João Félix e Leão (Portugal) | Ayew e Bukari (Gana)