O horário, convenhamos, não é dos melhores. Na noite deste sábado, às 21h, Cruzeiro e Fluminense se enfrentam no Mineirão, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um duelo que antecede a decisão da Raposa frente ao Flamengo, na quarta-feira, pelo jogo de oitavas de final da Libertadores, também no Gigante da Pampulha, mas que ganhou importância justamente porque o time celeste não vence há seis partidas no Brasileiro e quer chegar com moral diante do rubro-negro.
Por isso, Mano projeta a utilização de força máxima contra o Tricolor das Laranjeiras. Caso isto se concretize, poderemos ter duelos muito interessantes no Mineirão.
Dedé x Pedro
O primeiro deles colocará frente a frente dois dos convocados de Tite para os primeiros amistosos da seleção pós-Copa: o zagueiro Dedé e o atacante Pedro. Foi inclusive dos pés do atacante que saiu o gol da vitória do Flu sobre a Raposa no primeiro turno do Brasileiro, e o jogador, dentro do Maracanã, teve Dedé como um de seus marcadores.
Artilheiro do torneio nacional, com 10 gols marcados, Pedro terá uma nova disputa com Dedé, que é um dos líderes do Cruzeiro em desarmes e bloqueios de finalizações. Dedé terá a missão de evitar que a Raposa sofra um gol no Brasileiro, fato raro nas últimas 11 partidas do clube no torneio nacional.
Thiago Neves x Flu
Até a derrota do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Fluminense no Maracanã, pelo turno do Brasileirão deste ano, Thiago Neves nunca havia perdido um jogo sequer para seu ex-time. Agora, o retrospecto aponta oito jogos, com quatro vitórias, três empates e um tropeço. O jogador pode fazer prevalecer a lei do Ex e retomar a série vitoriosa sobre o ex-clube. Com a camisa do Flu, Neves atuou em 174 jogos, com três títulos conquistados.
Duelo gringo
Cruzeiro e Fluminense possuem como grandes expoentes dois estrangeiros: o uruguaio Arrascaeta e o equatoriano Sornoza. Os dois deverão travar uma batalha de categoria no meio-campo. Enquanto o camisa 10 da Raposa é o vice-artilheiro no ano com 11 gols marcados, Sornoza já marcou três gols em 38 partidas. Recentemente, o equatoriano teve seu nome especulado Fenerbahçe, da Turquia.
Marcelo Oliveira de volta
Treinador do bicampeonato brasileiro com o Cruzeiro, Marcelo Oliveira retorna ao Mineirão na expectativa da torcida lhe render uma homenagem, um gesto que seria nobre em prol do futebol bem disputado entre 2013 e 2015. A expectativa é que Marcelo ainda, de uma vez por todas, decida qual o esquema fixo da sua equipe: 4-3-3, 3-5-2 ou o 4-4-2.
Sem receio
Mano Menezes foi até questionado se existia, por sua parte, algum tipo de receio relacionado ao aproveitamento de qualquer atleta pensando na Libertadores. Sua resposta para o questionamento foi taxativa.
“No futebol não pode se jogar com esse receio. Temos que fazer o que tem que ser feito para entrar no campo e dar o melhor. Se não der o melhor, não consegue vencer. E o fato de não conseguir vencer numa sequência muito grande traz outro tipo de problema para a equipe depois. Nós planejamos exatamente para ter todos bem. Quando entrar, todos estarão bem. Se algum dia acontecer alguma coisa, que faz parte do futebol, pode acontecer até no treinamento. O importante é tomar as decisões certas, planejar bem, ouvir todo mundo e falar com os jogadores, pois a opinião deles é determinante para as decisões que tomo. Estou muito tranquilo quanto a isso, e o torcedor pode ficar tranquilo no sábado, que o time entrará muito bem”, encerrou o técnico, confiante na vitória nesta noite.
Guia do jogo
Escalações
Cruzeiro
Fábio; Lucas Romero, Dedé, Léo, Egídio; Henrique, Lucas Silva, Robinho, Thiago Neves, Arrascaeta (Rafinha); Raniel (Barcos). Técnico: Mano Menezes
Fluminense
Júlio César; Gilberto, Gum, Ibañez, Ayrton Lucas; Richard, Jadson, Dodi, Sornoza; Matheus Alessandro e Pedro. Técnico: Marcelo Oliveira
As baixas
Cruzeiro
Suspensos: Ariel Cabral e Ezequiel (Ambos pelo 3º Amarelo)
Pendurados: Egídio, Robinho, Marcelo Hermes e Rafael Sobis
Lesionados: Fred e Sassá
Fluminense
Suspensos: Digão (não pode atuar pois pertence ao Cruzeiro)
Pendurados: Gum, Júnior Dutra, Sornoza e Airton
Lesionados: De Amores, Marcos Calazans, Airton, Everaldo
Situação na tabela
Cruzeiro: 7º colocado, com 27 pontos
Fluminense: 9º colocado, com 26 pontos
Transmissão
Rádio Super Notícia FM 91.7 e Premiere