Com gols de Fabrício Bruno e Kaio Jorge, recém-convocados por Ancelotti para a servir o Brasil, o Cruzeiro venceu o clássico contra o Atlético por 2 a 0, na Arena MRV, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (27). Com o resultado, o time celeste vai para a volta, no Mineirão, podendo perder por até um gol de diferença para avançar às semifinais. O confronto acontecerá no dia 11 de setembro, uma quinta-feira, às 19h30.

Antes da decisão, os times voltam a atenção para o Brasileirão. No sábado (30), às 21h, o Cruzeiro receberá o São Paulo, no Mineirão. No dia seguinte, o Atlético vai a Salvador para encarar o Vitória, no Barradão. A bola vai rolar às 18h30. Ambos os jogos serão válidos pela 22ª rodada da competição.

O jogo

O clássico começou quente na Arena MRV com as equipes partindo para o ataque, mas parando nas fortes marcações de ambas as defesas. O primeiro goleiro a trabalhar foi Cássio. O arqueiro foi testado por Arana em chute cruzado.

A chance mais clara da Raposa só aconteceu aos 28 minutos, após Romero roubar a bola na saída de bola do Atlético e ela sobra para Kaio Jorge. O atacante tocou para Matheus Pereira que, ao tentar se livrar da marcação, acabou interceptado, com a redonda sobrando para Wanderson concluir a jogada com um chute forte de fora da área, porém, por cima do travessão. 

Nos acréscimos, o Galo teve a chance de abrir o placar com um bombardeio na defesa da Raposa. Na terceira tentativa de finalizar a jogada, Cuello soltou a bomba pela esquerda, obrigando Cássio a espalmar e afastar o perigo. 

Na volta do intervalo, o Cruzeiro precisou de apenas cinco minutos para abrir o placar, com direito a golaço do zagueiro Fabrício Bruno, convocado por Ancelotti para servir a Seleção Brasileira. O defensor avançou pela intermediária até chegar próximo à grande área e arriscar o chute. A pancada acertou o ângulo esquerdo de Everson, que nada pôde fazer.  

Aos 16, Cuca promoveu as duas primeiras alterações na equipe, colocando Renier e Rony nos lugares de Scarpa e Dudu. Dois minutos depois, o artilheiro do Brasileirão, Kaio Jorge ampliou para o Cruzeiro em lance de oportunismo na grande área.

Após cobrança de escanteio de Wanderson, Fabrício Bruno testou e a bola sobrou para Kaio. Ele dominou e bateu rasteiro, sem chances para Everson. E deu tempo apenas de Wanderson comemorar o feito com os companheiros. Em seguida, o atacante deu lugar a Matheus Henrique, na primeira substituição de Leonardo Jardim na Raposa. 

Aos 27, Cuca voltou a trocar os atletas colocando Biel e Igor Gomes nos lugares de Cuello e Alan Franco. Aos 32,  foi a vez de Jardim mexer no Cruzeiro, colocando Gabigol na vaga de Kaio Jorge. Aos 42, Matheus Pereira foi quem deixou o jogo. Em seu lugar entrou Eduardo. Nos acréscimos, o Atlético tentou diminuir o prejuízo mas parou na forte marcação da Raposa.

FICHA TÉCNICA

Atlético 0x2 Cruzeiro

Atlético: Everson; Natanael, Junior Alonso, Vitor Hugo e Guilherme Arana; Alan Franco (Igor Gomes), Alexsander e Gustavo Scarpa (Renier); Dudu (Rony), Tomás Cuello (Biel) e Hulk. Técnico: Cuca

Cruzeiro:Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira (Eduardo); Wanderson (Matheus Henrique) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim

Motivo: Quartas de final - ida - Copa do Brasil
Data: 27 de agosto de 2025 (quarta-feira)
Local: Arena MRV, Belo Horizonte-MG
Árbitro: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Bruno Boschilia
VAR: Rafael Traci
Cartões amarelos: Junior Alonso, Guilherme Arana, Renier (Atlético); Kaio Jorge, Wanderson, Willam (Cruzeiro)
Gols: Fabrício Bruno, aos 5’; Kaio Jorge, aos 19’;  2º tempo (Cruzeiro)