Brasileirão

O Atlético venceu o Ceará pelo Campeonato Brasileiro neste sábado (25), jogando em casa, na Arena MRV. O resultado ajuda o Galo a ir em busca da recuperação na tabela de classificação. O lance da vitória de 1 a 0 ocorreu aos 22 segundos do 1º tempo.

Alan Franco finalizou após passe de Dudu para fazer o 100º gol do Atlético na Arena MRV e sacramentar os três pontos. Agora, o Galo tem 36 pontos em 29 jogos no Brasileiro, com uma partida adiada diante do Fortaleza, e indo para 12º lugar.

O jogo também foi marcado por duas grandes defesas de Everson, protagonista para o Atlético conquistar a vitória. O meio-campista Gustavo Scarpa e o lateral Guilherme Arana levaram o terceiro cartão amarelo e estão fora do jogo diante do Internacional.

Agora, o foco pela final inédita da Copa Sudamericana, na terça-feira, no jogo de volta da semifinal diante do Del Valle, novamente na Arena MRV.

O jogo

O início do Atlético não poderia ter sido melhor. Aos 22 segundos, no primeiro lance da partida, o time de Jorge Sampaoli fez belíssima jogada para abrir o placar. Após o pontapé inicial, o Ceará desperdiçou passe e a posse ficou com Gustavo Scarpa, que tabelou com Alan Franco e acertou belo lançamento para Dudu na ponta-esquerda. O atacante adentrou a área e encontrou Franco, que havia participado do início da construção e chegou na entrada da área para acertar belo chute e balanças as redes na gaveta esquerda do goleiro Bruno Ferreira.

 O gol do equatoriano deixou a torcida em êxtase e foi repleto de significados. O volante ainda não havia marcado desde que retornou ao Atlético, no segundo semestre de 2023 – os únicos três tentos dele com a camisa alvinegra foram em 2020, na primeira passagem dele e de Jorge Sampaoli pelo clube. Além disso, foi o gol mais rápido do Campeonato Brasileiro de 2025 e a 100ª bola na rede na Arena MRV desde a inauguração, em agosto de 2023.

Apesar do iníico fulminante, o Galo não produziu outras grandes chances de gol no primeiro tempo. A partir da metade da etapa inicial, o melhor time em campo foi o Ceará, que criou boas oportunidades, mas as desperdiçou.

 Aos 28 minutos, o centroavante Pedro Raul recebeu lançamento de Vina dentro da pequena área área e finalizou de primeira para defesa do goleiro Everson. Aos 34, Vina – que passou pelo Atlético em 2019 – recebeu passe do lateral-esquerdo Matheus Bahia e finalizou de primeira da entrada da grande área. O chute, no entanto, passou pouco acima do travessão.

Segundo tempo

O Ceará começou o segundo tempo no mesmo ritmo que terminou o primeiro. Logo aos cinco mintos, Zanocelo chutou de fora da área e obrigou Everson a espalmar para escanteio. Pouco depois, Alonso quase completou cruzamento de córner cearense contra a própria meta – a bola triscou a trave esquerda do goleiro atleticano e foi para fora.

A primeira boa chegada do Galo foi apenas aos 24 minutos do segundo tempo, quando Bernard recebeu na entrada da área e chutou com perigo, mas viu a bola desviar no goleiro Marllon e sair pela linha de fundo. Aos 28, Hulk teve boa chance – ele recebeu passe de Bernard, que entrou bem no jogo, do lado esquerdo da área e chutou de primeira, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora do gol de Bruno Gerreira.

O Ceará retomou o caminho dos ataques aos 29 minutos do segundo tempo, quando Pedro Raul finalizou de primeira perto da pequena área, mas viu a bola sair pela linha de fundo. Aos 37, Vina teve outra boa chance – recebeu belo cruzamento de Galeano e chutou de primeira para grande defesa de Everson.

Ficha técnica – Atlético x Ceará

 

Escalação do Galo: Everson; Natanael, Ivan Román, Vitor Hugo, Junior Alonso (Arana) e Caio; Alan Franco e Gustavo Scarpa (Rony); Biel (Igor Gomes), Dudu (Bernard) e Hulk (Reinier) – Técnico: Jorge Sampaoli.

Escalação do Ceará: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, William Machado e Matheus Bahia (Nicolas); Vinicius Zanocelo, Richardson (Mugni) e Vina; Fernandinho (Rodriguinho), Galeano (Aylon) e Pedro Raul (Lucca) – Técnico: Léo Condé.

Gol: Alan Franco, aos 22 segundos do 1/T;
Estádio: Arena MRV
Público: 33.694 torcedores
Renda: R$ 1.576.358,69
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Cartões amarelos: Gustavo Scarpa e Rony (Atlético)