O Cruzeiro solicitou nesta semana à Federação Mineira de Futebol (FMF) que a fase final do Campeonato Mineiro fosse contemplada com o árbitro de vídeo, informação divulgada pela Rádio Itatiaia. Porém, o pedido da diretoria celeste foi negado e as partidas contra o Atlético terão “arbitragem tradicional” sem auxílio da tecnologia.
O presidente da Comissão de Arbitragem da FMF, Giulliano Bozzano, confirmou ao Hoje em Dia o veto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao pedido do Cruzeiro.
“Não foi possível a implementação do árbitro de vídeos nas finais do Campeonato Mineiro em virtude do tempo hábil. A CBF precisa comunicar à Fifa e à IFAB (International Football Association Board) com antecedência, para que o pedido seja analisado e aprovado. A partir desta análise e da aprovação, aí seria montado todo o protocolo. A IFAB tem que mandar representantes, pois está monitorando o árbitro de vídeo pelo mundo para que consiga elementos que ajudem a melhorar o uso do árbitro de vídeo”, explicou em entrevista ao HD.
Além do veto da CBF, conforme apurou o Hoje em Dia, a solicitação “crua” do Cruzeiro pelo árbitro de vídeo contraria os dois documentos mais importantes da FMF: o Regulamento Geral de Competiçõese o Regulamento Específico da Competição Campeonato Mineiro 2018.
Nenhum dos dois documentos citados prevê que árbitros de vídeo possam ser utilizados no Estadual deste ano.
“Esta seria uma questão a ser analisada posteriormente (árbitro de vídeo não citado nos documentos da FMF). Primeiro necessitamos saber se há possibilidade da CBF/FIFA autorizar o uso. Caso ocorra a autorização, vamos analisar as questões jurídicas. Caso não haja a autorização (da CBF), a questão do regulamento nem precisará ser analisada”, disse o presidente da comissão de arbitragem da FMF, Giulliano Bozzano na última segunda-feira, antes da decisão da CBF.
Além desse impeditivo da CBF, o uso do árbitro de vídeo precisaria ser da vontade do adversário do Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro, no caso o Atlético. E a diretoria do clube alvinegro sequer foi procurada para tratar do assunto faltando cinco dias para o primeiro encontro entre os arquirrivais.
Árbitro de vídeo no RS
No dia 11 de março o Grêmio venceu o Internacional por 2 a 1 no Beira-Rio, pelo Campeonato Gaúcho, e o jogo teve o trabalho do árbitro de vídeo. Diferentemente do que acontece em Minas Gerais, o regulamento do Gauchão prevê para 2018 o uso da tecnologia a favor da arbitragem. Porém, os clássicos da fase final entre Tricolor e Colorado não tiveram o árbitro de vídeo.