Minas1
sá, 18 de mai de 2024
Horário: 04:46 Hs
Dolar: R$
Euro: R$

Campeonato Mineiro tem Atlético ainda mais favorito, Cruzeiro em reconstrução e time estreante

21/01/2020 18h50 - Atualizado em 21/01/2020 18h53 por Luciano Dias/ Hoje em Dia


campmineiro.jpgArte

 

 
 
O cenário, desta vez, apresenta o Atlético como o maior favorito para levar a competição, já que o arquirrival Cruzeiro está em processo de reconstrução e vive a maior crise de sua história após a queda inédita para a segunda divisão do Brasileirão. O América aposta na continuidade da base que fez boa Série B em 2019 para conseguir êxito no Estadual deste ano. 
 
Entre as equipes do interior, destaque para o Coimbra, que disputará pela primeira vez a elite do futebol mineiro. Também vem do Módulo II o Uberlândia, que, ao contrário de outras edições, vai apostar na base para, pelo menos, se manter na primeira divisão. 
 
Os nove clubes do interior, e nessa lista entram Villa Nova, de Nova Lima, e Coimbra, de Contagem, cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tentam diminuir o desequilíbrio em relação à capital, que foi uma marca do Estadual do ano passado.

Pelo interior, muitos figuirinhas já conhecidas, como o atacante Ademilson (Tupynambás), Bruno Mineiro (Coimbra), Ibson (Tombense) e Leandro Salino (Uberlândia).
 
Fórmula de disputa
 
A fórmula é a mesma de 2017. O torneio será disputado em turno único, com 11 rodadas, em que os quatro melhores classificados vão disputar as semifinais, e posteriormente as finais, ambas em jogos de ida e volta. 
 
Os dois piores classificados serão rebaixados para o Módulo II.
 
Quem disputa o Campeonato Mineiro 2020? 
 
América
Nome: América Futebol Clube
Fundação: 30 de abril de 1912
Sede: Belo Horizonte
Desempenho: Semifinalista
Técnico: Felipe Conceição
Destaque: Matheusinho
O acesso para a Série A do Brasileiro não veio em 2019, mas a base da equipe que fez uma campanha histórica de recuperação foi mantida para 2020. O elenco ainda foi reforçado e será comandado mais uma vez por Felipe Conceição. Com o Cruzeiro enfraquecido, e o Atlético cheio de incertezas, o Coelho entra com significativas chances de título.
 
Atlético
Nome: Clube Atlético Mineiro
Fundação: 25 de março de 1908
Sede: Belo Horizonte
Desempenho: Vice-campeão
Treinador: Rafael Dudamel
Destaques: Jair e Allan
Maior campeão mineiro, com 44 taças, o Galo não levanta o caneco desde 2017, perdendo o título para o Cruzeiro nos dois últimos anos. Agora, o time comandado pelo venezuelano Rafael Dudamel carrega a responsabilidade de ser o grande favorito para conquistar o torneio, já que seu maior rival vive a maior crise de sua história.
 
Boa Esporte
Nome: Boa Esporte Clube
Fundação: 30 de abril de 1947 em Ituiutaba. Se transferiu para Varginha e mudou de nome em 2011
Sede: Varginha
Desempenho em 2019: Semifinalista
Técnico: Nedo Xavier
Destaque: Gindré 
Campeão do interior em 2019, o Boa tinha a esperança de uma boa campanha na Série C. No entanto, o desempenho foi longe do esperado, e a equipe de Varginha terminou na oitava colocação do grupo B da competição. Como novidade em relação a anos anteriores, está a manutenção de boa parte do elenco para 2020.
 
Caldense
Nome: Associação Atlética Caldense
Fundação: 7 de setembro de 1925
Sede: Poços de Caldas
Desempenho em 2019: Chegou às quartas de final
Técnico: Marcus Paulo Grippi
Destaque: Mariotto
A Veterena segue parceira de um grupo de empresários de São Paulo, que investe no Periquito. A base da equipe que disputou a Série D do Brasileiro foi mantida, assim como o técnico Marcus Paulo Grippi. No início de 2020, a Caldense enfrentou o São Paulo em um jogo-treino, mas foi facilmente batida pelo Tricolor, por 6 a 1. 
 
Coimbra
Nome: Coimbra Sports
Fundação: 6 de janeiro de 1986
Sede: Contagem
Desempenho em 2019: Campeão do Módulo II
Técnico: Diogo Giacomini
Destaque: Uilson e Bruno Mineiro
A equipe comandada por Diogo Giacomini jogará pela primeira vez na elite mineira. Além do goleiro Uilson, há no elenco vários jogadores com passagens pelo Atlético, como o lateral-direito Alex Silva, o volante Ralph e os meias Daniel Penha e Thalys. O fator casa pode pesar, já que a equipe mandará seus jogos no Independência.
 
Cruzeiro
Nome: Cruzeiro Esporte Clube
Fundação: 2 de janeiro de 1921
Sede: Belo Horizonte
Desempenho: Atual campeão
Treinador: Adilson Batista
Destaque: Fábio
Com 39 conquistas do Campeonato Mineiro e atual bicampeão da competição, o Cruzeiro entrará em campo ciente de que o torneio servirá de “laboratório”, visando ao principal desafio do clube na temporada: voltar à elite do futebol brasileiro. Com um elenco de poucos medalhões e vários jovens, o time celeste espera surpreender.
 
Patrocinense
Nome: Clube Atlético Patrocinense
Fundação: 19 de março de 1954
Sede: Patrocínio
Desempenho em 2019: Chegou às quartas de final
Técnico: Thiago Oliveira
Destaque: Rogerinho
A equipe de Patrocínio começou a pré-temporada no dia 9 de dezembro do ano passado, se preparando para esta edição do Campeonato Mineiro. A águia, que disputou a Série D do Brasileiro pela primeira vez em 2019, aposta em atletas jovens, que devem ter espaço na equipe comandada por Thiago Oliveira.
 
Tombense
Nome: Tombense Futebol Clube
Fundação: 7 de setembro de 1914
Sede: Tombos
Desempenho em 2019: Chegou às quartas de final
Técnico: Eugênio Souza
Destaques: Ibson e Felipe Garcia
Desde a primeira participação na elite do futebol mineiro, em 2015, a centenária equipe de Tombos vem se consolidando como uma das equipes mais fortes do interior mineiro, tanto que disputa a Série C do Brasileiro. Mais uma vez, o clube da zona da mata promete incomodar, contando com jogadores experientes, como o volante Ibson, ex-Flamengo.
 
Tupynambás
Nome: Tupynambás Futebol Clube
Fundação: 15 de agosto de 1911
Sede: Juiz de Fora
Desempenho em 2019: Chegou às quartas de final
Técnico: Paulo Campos
Destaque: Ademilson e Lúcio
A tabela do Mineiro não foi nada amigável com a equipe de Juiz de Fora. Após a estreia diante do Tombense, o Baeta enfrentará os três grandes da capital em sequência. Conseguir arrancar pontos preciosos nas primeiras partidas da competição pode ser um ponto decisivo na campanha do Tupynambás no torneio.
 
Uberlândia
Nome: Uberlândia Esporte Clube
Fundação: 1 de novembro de 1922
Sede: Uberlândia
Desempenho em 2019: Vice-campeão do Módulo II 
Técnico: Felipe Surian
Destaque: Leandro Salino
O tradicional clube do Triângulo Mineiro está de volta à elite do Estadual. Para a disputa da edição de 2020, o Verdão terá uma mescla de jogadores experientes com jovens da base. Pelo menos 15 atletas formados no clube estarão à disposição do técnico Fellipe Surian para a disputa do torneio.
 
URT
Nome: União Recreativa dos Trabalhadores
Fundação: 9 de julho de 1939
Sede: Patos de Minas
Desempenho em 2019: 10º lugar
Técnico: Ademir Fonseca
Destaque: Mirrai
Acostumado a incomodar os grandes em vários Campeonatos Mineiros, a URT não conseguiu repetir o bom desempenho em 2019, se mantendo na elite do futebol mineiro apenas na última rodada. Agora, sob o comando de Ademir Fonseca, o Trovão Azul busca a retomada de boas campanhas no estadual.
 
Villa Nova
Nome: Villa Nova Atlético Clube
Fundação: 28 de junho de 1908
Sede: Nova Lima
Desempenho em 2019: 9º lugar
Técnico: Emerson Ávila
Destaque: Vitor Júnior
Sob o comando de Emerson Ávila, o tradicional clube de Nova Lima tenta voltar a figurar dentre as principais forças do estadual, já que nem se classificou para o mata-mata em 2019. Muito por conta de seu treinador, que tem passagem recente pela base cruzeirense, o Leão do Bonfim contará com vários atletas que possuem vínculo com a Raposa.
 
*Colaborou Hugo Lobão