De volta em 2018, competição terá sua maior edição, com a participação de 10 equipes

Agora é oficial, o Campeonato Mineiro de Futebol Americano está de volta ao calendário oficial da modalidade. Após não ter sido disputado em 2017, quando foi substituído pela Copa Minas, vencida pelo Sada Cruzeiro, a competição estadual retorna com a prova de que a modalidade segue crescendo vertiginosamente. Diferentemente de sua última edição, em 2016, que teve a participação de seis equipes, em 2018 nada menos que 10 times brigarão pelo título da competição.

Pelo formato da competição, as equipes foram divididas em três grupos, chamados de Conferência A, B e C, de acordo com suas localizações. Na Conferência A estão o América Locomotiva, Paraíso Miners e Uberaba Zebus. Na B, Sada Eagles, Piratas da Serra e Nova Serrana Forgeds. E a conferência C é formada por Cruzeiro Imperadores, Betim Bulldogs, Pouso Alegre Gladiadores e Contagem Inconfidentes. E a competição já começa neste domingo, quando o Paraíso Miners encara o Uberaba Zebus, às 10 horas, na Arena Olímpica, em São Sebastião do Paraíso.

FOTO: MARIELA GUIMARAES / O TEMPO
Esportes - Do dia - Belo Horizonte MG Lancamento do campeonato de futebol americano 2018 FOTO: MARIELA GUIMARAES / O TEMPO 7.3.2018
Esportes - Do dia - Belo Horizonte MG Lancamento do campeonato de futebol americano 2018 Na foto: da esquerda para a direita os jogadores Rubao do Inconfidentes , Vinicius Garro , Fandangos e Igor VIlar do Piratas da Serra FOTO: MARIELA GUIMARAES / O TEMPO 7.3.2018

Para o presidente da Federação Mineira de Futebol Americano (Femfa), Abraão Coelho, voltar a realizar a competição estadual com a presença de tantos times vai ajudar muito na evolução da modalidade em Minas Gerais.

“É gratificante ter um campeonato com 10 equipes participando. Isso é a mostra do crescimento e amadurecimento do futebol americano em nosso estado. Não é fácil agregar tantas equipes distintas, com estruturas e demandas específicas e conciliar todos os interesses em uma competição. Esse crescimento traz frutos não apenas pro cenário como um todo, mas também no nível individual das equipes, com ampliação da estrutura comum a todas elas”, comemora Abraão.

Presidente do Sada Eagles, Wesley Oliveira comemorou o retorno da “única competição que o Sada Eagles ainda não foi campeã”. “Batemos na trave em 2016, e como no ano passado, quando ganhamos tudo não houve Campeonato Mineiro, é a chance de conquistarmos o título estadual que ainda nos falta”, disse o dirigente.

Veja o calendário com os jogos da primeira fase

11/03 - Paraíso Miners x Uberaba Zebus

17/03 - Sada Eagles x Nova Serrana Forgeds

24/03 - Betim Bulldogs x Contagem Inconfidentes

01/04 - Uberaba Zebus x América Locomotiva

07/04 - Piratas da Serra x Sada Eagles

14/04 - Cruzeiro Imperadores x Pouso Alegre Gladiadores

28/04 - América Locomotiva x Paraíso Miners

28/04 - Nova Serrana Forgeds x Piratas da Serra

05/05 - Pouso Alegre Gladiadores x Betim Bulldogs

05/05 - Contagem Inconfidentes x Cruzeiro Imperadores