Único representante mineiro na Copa do Brasil, o Atlético conhecerá o adversário da terceira fase da competição na quarta-feira (17). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizará às 14h30,na sede da entidade, no Rio de Janeiro (RJ). 

O Galo iniciará a caminhada rumo ao tricampeonato podendo encarar quatro equipes da primeira divisão:  Criciúma, Juventude, Vasco e Vitória. Os adversários fazem parte do pote 2, enquanto o alvinegro está no pote 1. Outro que também pode pintar no caminho do Atlético é o Sousa-PB, que eliminou o rival Cruzeiro precocemente da competição milionária. O sorteio terá transmissão ao vivo no canal oficial da entidade: @CBF.

A primeira conquista do Atlético foi em 2014, ao bater o Cruzeiro. Naquele ano o Galo venceu os dois jogos (ida e volta) contra a Raposa. O autor do gol do título foi Diego Tardelli, no Mineirão. O segundo troféu veio em 2021, na final contra o Athletico-PR. Como na primeira vez, o alvinegro não tomou conhecimento do adversário e superou o Furacão com goleada na ida, por 4 a 0, no Gigante da Pampulha, e um 2 a 0, fora de casa.

Potes
Além do Atlético, mais onze equipes irão estrear na Copa do Brasil: Ceará, Goiás, Vitória, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Botafogo, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Bragantino e Athletico-PR.

Destas apenas o Vitória, campeão da série B está no pote 2.  Ao todo, 32 times participaram desta fase. Os times estão divididos em dois potes para o sorteio e farão duelos de ida e volta para definirem os classificados para as oitavas do torneio. 

Confira os potes
Pote 1
Atlético-MG
Atlético-GO
Athletico-PR
Bahia
Botafogo
Ceará
Cuiabá
Corinthians
Flamengo
Fluminense
Fortaleza
Grêmio
Internacional
Palmeiras
RB Bragantino
São Paulo

Pote 2
América-RN
Amazonas
Águia de Marabá
Botafogo-SP
Brusque
Criciúma
CRB
Goiás
Juventude
Operário-PR
Sampaio Corrêa
Sousa-PB
​Sport
Vasco
Vitória
Ypiranga-RS