VÔLEI

A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei inicia às 10h (de Brasília) deste domingo (14/9) a caminhada rumo rumo ao tetracampeonato do Campeonato Mundial. O Brasil de Bernardinho estreia na competição diante da China no Mall of Asia Arena, em Pasay, na Região Metropolitana de Manila, capital das Filipinas. O No Ataque traz, a seguir, onde assistir à partida e mais detalhes.

A Seleção está no Grupo H da competição, ao lado de China, Tchéquia e Sérvia. Todas as partidas da chave serão no Mall of Asia Arena.

O Brasil é o terceiro maior campeão do Campeonato Mundial Masculino de Vôlei, com três títulos.

As três conquistas foram consecutivas, na primeira passagem de Bernardinho pela Seleção – em 2002, derrotou a Rússia na final por 3 sets a 2; em 2006, venceu a Polônia, por 3 sets a 0; em 2010, bateu Cuba por 3 sets a 0.


Brasil vem de bronze na VNL

Na temporada de seleções de 2025, que abre o ciclo rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028′ Bernardinho tem comandado reformulação da Seleção Masculina de Vôlei.

Diversos jogadores importantes nos últimos anos encerraram seus ciclos na equipe após Paris 2024. Campeões olímpicos na Rio 2016, o levantador Bruninho e o central Lucão se aposentaram da Seleção, enquanto o ponteiro Leal e o central Isac, presenças frequentes nas convocações anteriores, não foram chamados por Bernardo para defender o Brasil em 2025.

Assim, o técnico aproveitou a Liga das Nações (VNL) de 2025 para trabalhar com diversos nomes que não estiveram na última Olimpíada. Foram 12, no total: os opostos Chizoba e Sabino, os levantadores Brasília e Thendrick, os ponteiros Arthur Bento e Maicon, os centrais Guilherme, Judson, Matheus Pinta e Thiery e os líberos Alê Elias e Maique.

A reformulação deu resultado rápido. O Brasil teve grande campanha na VNL – foi o líder da fase inicial, com 11 vitórias em 12 partidas, e ficou com o bronze da competição – perdeu por 3 sets a 0 para a Polõnia, que viria a ser a campeã, na semifinal e derrotou a Eslovênia pelo mesmo placar para conquistar o terceiro lugar.

Brasil x China no Mundial Masculino de vôlei: onde assistir
O duelo entre Brasil e China, pela estreia das seleções no Mundial Masculino de vôlei, erá transmitido por SporTV 2 (TV fechada) e Volleyball World TV (streaming pago da Federação Internacional de Voleibol, a FIVB).

Os convocados por Bernardinho para o Mundial de Vôlei

A lista definitiva de 14 atletas convocados por Bernardinho para o Mundial Masculino de Vôlei ainda não foi divulgada. Os 16 jogadores que treinavam com a Seleção em Tóquio, no Japão, na preparação para o torneio, eram os seguintes.

Centrais: Flavio, Judson, Matheus Pinta e Thiery
Ponteiros: Adriano, Arthur Bento, Honorato, Lucarelli, Lukas Bergmann
Opostos: Alan e Darlan
Levantadores: Brasília, Cachopa e Rhendrick
Líbero: Maique