PRIMEIRA VITÓRIA

A seleção brasileira venceu o Paraguai e encaminhou a classificação para as quartas de final da Copa América. A equipe de Dorival Júnior venceu o confronto por 4 a 1, com gols de Vinicius Júnior (2), Savinho e Lucas Paquetá. A partida foi disputada nesta sexta-feira (28), no Allegiant Stadium, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Com a vitória, o Brasil chegou a quatro pontos e depende apenas de um empate para avançar na competição. O próximo compromisso da seleção será contra a Colômbia, líder do grupo com seis pontos. A partida será em Santa Clara, às 22h, mesmo horário de Costa Rica e Paraguai, já eliminado, após duas derrotas.

A Costa Rica, que empatou com o Brasil na estreia da Copa América, sonha com a última vaga do grupo. No entanto, para conseguir avançar, precisa torcer para a derrota brasileira contra a Colômbia e ainda tirar a diferença de seis gols de saldo da seleção brasileira.

O jogo

Pressionada pela vitória após o empate sem gols com a Costa Rica na partida de estreia, a seleção brasileira começou o confronto contra o Paraguai no campo de ataque. Logo aos cinco minutos, Savinho fez boa jogada com Rodrygo, que tocou para João Gomes. O volante arriscou de fora da área e a bola saiu por cima do travessão. O Paraguai respondeu a pressão brasileira aos 15 minutos. Após troca de passes, o volante Bobadilla arriscou na entrada da área. A bola desviou no ombro de Éder Militar e obrigou Alisson a fazer uma grande defesa.

Apesar do lance de perigo do adversário, o Brasil se manteve no ataque. Aos 29 minutos, Paquetá chutou na entrada da área, a bola acertou o braço esquerdo do defensor e o juiz marcou pênalti para a seleção Canarinho. O meia cobrou com paradinha, e a bola foi para fora. A pressão da equipe de Dorival no campo de ataque continuou mesmo após o pênalti perdido, e Vinícius Júnior abriu o placar aos 34 minutos. O craque do Real Madrid recebeu a bola de Paquetá, driblou o goleiro e bateu por baixo para balançar as redes. 

Aos 42 minutos, Savinho contou com a sorte para ampliar o marcador após bela jogada de Rodrygo. O atacante estava sozinho na área e só precisou empurrar a bola para as redes. Ainda no primeiro tempo, já nos acréscimos, Vinicius Júnior fez o segundo dele no confronto, após falha do zagueiro adversário. O primeiro tempo terminou com a vitória brasileira por 3 a 0.

Segundo tempo

Logo no início da etapa complementar, o Paraguai diminui a diferença no placar.  O zagueiro Alderete, que falhou no lance do terceiro gol do Brasil, acertou um chute de fora da área. A bola foi no canto do gol defendido por Alisson. Com o gol, os paraguaios cresceram no confronto, mas não conseguiram ampliar o marcador.

Aos 17 minutos, a arbitragem marcou pênalti para o Brasil após a bola bater nas mãos do zagueiro paraguaio, em cruzamento de Savinho. Lucas Paquetá fez a cobrança e não desperdiçou, marcando o quarto gol da seleção no duelo. Ainda na etapa complementar, o Paraguai chegou a marcar o segundo gol na partida, mas foi anulado após revisão do VAR.

Tabu

Com o resultado, o Brasil mantém a marca de 16 anos sem perder para o Paraguai. A última derrota da equipe Canarinho foi no dia 15 de junho de 2008. Na ocasião, a equipe do técnico Dunga foi derrotada por 2 a 0, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Os gols foram marcados por Roque Santa Cruz e Cabanas.  

Luto

Dudu, ex-volante do Palmeiras e tio de Dorival Júnior, técnico da seleção, faleceu aos 84 anos em São Paulo, nesta sexta-feira (28). Ele fez parte dos lendários times do Palmeiras nas décadas de 60 e 70, que ficaram conhecidos como Academias. Quarto jogador que mais vezes atuou pelo Verdão, ele fez 615 jogos por 13 temporadas seguidas.

 

 

O Tempo Sports