Em jogo sem emoção, a Seleção Brasileiro jogou mal e empatou com a Tunísia por 1 a 1, nesta terça-feira (18/11), no Decathlon Stadium, em Lille, na França, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026. Apesar de ter reunido talentos individuais, a Amarelinha mostrou pouco entrosamento e falta de repertório para construir jogadas de ataque, o que decepcionou os torcedores.

O primeiro tempo foi de poucas oportunidades para a Seleção, que viu a Tunísia sair na frente depois de erro na lateral. No fim, o Brasil contou com revisão do VAR para ter chance de bola parada. Estevão converteu o pênalti.

 A segunda etapa seguiu abaixo da média, sem destaques por parte da Seleção, enquanto a Tunísia se fechou, concentrada na marcação. A estratégia deu certo. A chance de ouro do Brasil foi com Paquetá, de pênalti, mas ele desperdiçou e aumentou a frustração com o resultado.

Próximos jogos

A próxima Data Fifa será em março de 2026, em que a Seleção Brasileira enfrentará a França e a Croácia, em amistosos antes da Copa do Mundo. O Mundial será disputado entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, e terá como sede três países diferentes – Canadá, México e Estados Unidos.

O jogo

O primeiro tempo foi abaixo do esperado. Pouco criativo, o Brasil se viu travado e produziu poucas chances perigosas. Por sua vez, a Tunísia apostou no contra-ataque e daí surgiu o gol. A Amarelinha empatou no fim com ajuda do VAR.

A Seleção dominou a posse de bola, mas isso de nada adiantou. A troca de passes não resultou em boas jogadas. O time não conseguiu avançar com perigo, e por isso arriscou com os chutes de fora da área, sem precisão. O goleiro adversário pouco trabalhou.

A Tunísia não propôs jogo e se resguardou no contra-ataque. Foi daí que surgiu a melhor chance da partida, que foi bem aproveitada pelos adversários. Pela esquerda, Wesley errou domínio no campo de ataque, e Saad roubou a bola. Ele tocou para Abdi, que viu Mastouri avançando do outro lado em velocidade. Ele cruzou para o camisa 9, que finalizou na saída de Bento: 1 a 0.

Depois de ter levado o gol, o Brasil ajustou alguns posicionamentos e arriscou com Estevão e Vinicius Júnior, principalmente. Mas ainda faltava pontaria para os jogadores. Já no fim do jogo, o VAR teve papel importante. O árbitro foi ao monitor para rever lance em que Bronn tocou com a mão na bola e assinalou o pênalti para o time verde e amarelo.

 Estevão não fugiu da responsabilidade e cobrou com segurança, em batida forte, para deixar tudo igual: 1 a 1.

Segundo tempo

Nos primeiro minutos da segunda etapa, o Brasil emendou chances com Estevão e Rodrygo. Contudo, o ritmo não seguiu. Com o mesmo desenho do primeiro tempo, a partida ficou lenta e com pouca emoção.

O técnico Ancelotti promoveu mudanças: Edér Militão, Casemiro e Bruno Guimarães deram lugar a Fabrício Bruno, Fabinho e Lucas Paquetá, respectivamente. As trocas, contudo, não surtiram efeito. A Seleção não conseguiu quebrar as linhas da Tunísia e não apresentou repertório para concluir lances.

A maioria das tentativas passaram longe do gol, ainda em chutes de longe. A Tunísia também esteve apagada e focou na marcação. De novo, o Brasil teve chance na bola parada. Dentro da área, Sassi puxou Vitor Roque, que tentava avançar em direção ao gol. O árbitro marcou pênalti. Lucas Paquetá pegou mal e viu a bola subir muito. O placar seguiu 1 a 1.

 Na reta final, o Brasil insistiu nos mesmo erros: arriscou apenas de fora da área e trocou passes, mas sem resultado. No apagar das luzes, Estevão chutou cruzado e acertou a trave. A Seleção ficou no quase.

BRASIL 1 X 1 TUNÍSIA

Brasil:Bento; Wesley (Danilo, no intervalo), Éder Militão (Fabrício Bruno aos 14 do 2T), Marquinhos e Caio Henrique; Casemiro (Fabinho aos 14 do 2T) e Bruno Guimarães (Lucas Paquetá aos 14 do 2T); Estêvão, Vini Jr., Rodrygo (Luiz Henrique aos 33 do 2T) e Matheus Cunha (Vitor Roque, no intervalo). Técnico: Carlo Ancelotti

Tunísia:Dahmen; Valery, Meriah, Talbi, Bronn e Abdi (Ben Ouanes aos 33 do 2T); Sassi, Skhiri e Hannibal (Chaouat aos 41 do 2T); Saad (Achouri aos 33 do 2T) e Mastouri (Gharbi aos 13 do 2T). Técnico: Sami Trabelsi

Gols: Mastouri aos 22 do 1T (Tunísia), Estevão aos 43 do 1T (Brasil)
Cartões amarelos: Wesley (Brasil), Abdi (Tunísia)
Motivo: Amistoso
Data: 18/11/2025
Horário: 16h30
Local: Decathlon Stadium, em Lille, na França
Árbitro: Jérome Brisard
Assistentes: Alexis Auger e Erwan Finjean
VAR: Alexandre Castro