Botafogo-SP e América protagonizam jogo da parte inferior da tabela da Série B do Campeonato Brasileiro na noite de sábado (2/8). O duelo no Santa Cruz, em Ribeirão Preto, que começará às 18h30, é válido pela 20ª rodada, ou seja, inicia o segundo turno das duas equipes. Veja abaixo as prováveis escalações e desfalques da Pantera e do Coelho.

 O confronto será o 15º colocado e o lanterna da Série B. Mas a diferença entre os clubes é curta. O América está com 21 pontos, um a mais que o Paysandu, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento. Já o Botafogo-SP é o último da competição, com 18 pontos, ou seja, pode colar no Coelho em caso de vitória – não ultrapassa porque tem duas vitórias a menos.

Botafogo-SP

O Botafogo-SP chega pressionado ao jogo diante do América pela última colocação na Série B e, principalmente, devido à goleada de 5 a 0 sofrida diante do Avaí, na segunda-feira (28/7). E Allan Aal terá dois desfalques no time titular: o meia-atacante Robinho – por lesão – e Gabriel Bispo – pelo terceiro cartão amarelo – são as ausências da Pantera.

Por outro lado, uma possível novidade do Botafogo-SP será a utilização de um experiente atacante de 39 anos. Léo Gamalho foi anunciado pela Pantera na terça-feira (29/7) e estará à disposição para estrear diante do América.

A ideia é que o centroavante ajude o pior ataque da Série B: foram marcados apenas 12 gols nas 19 primeira partidas. Porém, a inatividade pode ser um problema, já que a última partida do centroavante foi em 2 de março.

Desta forma, o Botafogo-SP deve enfrentar o América com Victor Souza; Jeferson, Ericson, Carlos Eduardo e Jean Victor; Matheus Barbosa, Marquinho (Alejo Dramisino ou Matheus Barbosa) e Leandro Maciel; Jefferson Nem, Ronie Carrillo (Léo Gamalho) e Jonathan Cafú.

América

A principal baixa do América é Cauan Barros. O volante, que cumpriu suspensão diante do Athetico-PR, já até se despediu dos companheiros no CT Lanna Drumond na quinta-feira (31/7) porque retornará ao Vasco da Gama. A peça importante do Coelho estava emprestada pelo clube carioca, que solicitou o retorno do jogador de 21 anos.

 Desta forma, Enderson Moreira começará a montar o quebra-cabeça da escalação sem um dos destaques do América na temporada. Por outro lado, o técnico americano, que também volta de suspensão, poderá contar com Kauã Diniz, que havia sido expulso e ficou fora do empate por 2 a 2 com o Athletico-PR.

 Já o departamento médico recebeu um novo integrante nessa semana: o lateral-esquerdo Marlon teve uma lesão ligamentar no joelho direito. A princípio, ele não passará por cirurgia, mas será desfalque do Coelho nas próximas partidas da Série B, dando oportunidades para o recém-chegado Dalbert, que estreou no último jogo.

 Além de Marlon, o DM do América está “cheio”. O zagueiro Ricardo Silva (lesão na coxa esquerda), o lateral-direito Samuel Alves (lesão na coxa direita), os meio-campistas Alê (lesão no joelho esquerdo), Felipe Amaral (lesão muscular na coxa esquerda), Yago Santos (pubalgia), e os atacantes Fabinho (lesão no joelho direito), Guilherme Pato (lesão no joelho esquerdo) estão em recuperação.

 Os diversos desfalques no meio-campo, incluindo a saída de Cauan Barros, deixam dúvidas sobre a escalação. A tendência é que o time seja repetido em relação à última partida, com a possibilidade de Kauã Diniz ou Jhosefer na vaga do jovem Guilherme Nogueira, que estreou como profissional diante do Athletico-PR justamente como titular.

 Desta forma, o América deve entrar em campo com Dalberson; Mariano, Júlio César, Lucão e Dalbert; Miqueias, Guilherme (Kauã Diniz ou Jhosefer), Elizari (Titi Ortíz); Labandeira (Stênio), Héber e Miguelito.