Atlético e Grêmio podem ter mudanças nas escalações no jogo deste domingo (17/8), às 16h, na Arena MRV, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Veja, a seguir, os desfalques e os prováveis times.

O Galo vem de empate por 1 a 1 com o Vasco em São Januário, na Série A. Na quinta-feira, venceu o Godoy Cruz por 2 a 1 na Arena MRV, pela ida das oitavas de final do Campeonato Brasileiro. Agora, a equipe comandada tenta subir na tabela, já que ocupa a 10ª posição, com 24 pontos.

Já o tricolor gaúcho vive péssima fase. A equipe perdeu por 1 a 0 para o lanterna Sport em casa na rodada passada e está em 15º lugar no Brasileiro, com 20 pontos.

Quais são os desfalques do Atlético?

O Atlético segue com algumas ausências. O lateral-direito Saravia (trauma na perna direita), o volantes Patrick (lesão na lombar) e e os atacantes João Marcelo (estiramento na coxa direita), Cadu (lesão no joelho direito) e Caio Maia (joelho direito) seguem em recuperação. 

Já o atacante Dudu está fora porque ainda cumpre o suspensão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelas ofensas à Leila Pereira, presidente do Palmeiras. 

A provável escalação do Atlético

Além das ausências já confirmadas, o Atlético pode ter um desfalque de peso. O zagueiro Lyanco foi substituído no jogo contra o Godoy Cruz com dores e fez trabalhos internos neste sábado (16/8).

Caso não possa atuar, a tendência é que Igor Rabello seja acionado. No entanto, o defensor tem negociações avançadas para defender o Fluminense e não tem presença garantida na partida. Com isso, o jovem Ivan Román pode ganhar nova oportunidade.

A maior probabilidade é que o técnico Cuca mande força máxima a campo. No entanto, alguns titulares vêm de uma sequência maior, como os volantes Alan Franco e Gabriel Menino e os atacantes Rony e Cuello. Ao menos dois desses podem ser preservados. 

O volante Fausto Vera, que estava com dores musculares na coxa direita, treinou normalmente nesta sexta-feira e deverá ser novidade entre os relacionados.

A provável escalação do Atlético tem Everson; Natanael, Igor Rabello (Lyanco ou Ivan Román), Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco (Alexsander), Gabriel Menino (Alexsander) e Gustavo Scarpa; Rony (Biel), Cuello (Igor Gomes) e Hulk.

Quais são os desfalques do Grêmio?

O Grêmio, por sua vez, também tem atletas no departamento médico. São eles o  zagueiro Gustavo Martins (lesão muscular na coxa direita), o lateral-direito João Lucas (lesão muscular), o meio-campista Monsalve (lesão no ombro direito) e o atacante André Henrique (lesão na coxa esquerda).

Além dos quatro jogadores, o atacante Braithwaite será desfalque por estar suspenso. Com isso, Carlos Vinícius será o substituto.

Já o lateral-direito João Pedro retoma as condições físicas e técnicas ideais e segue fora após se recuperar de fratura no tornozelo esquerdo.

A provável escalação do Grêmio

É possível que o técnico Mano Menezes promova algumas mudanças na escalação. O volante Camilo, que tem atuado improvisado na lateral direita, pode perder vaga entre os titulares. Os meio-campistas Ronald e Edenilson e o atacante Pavón também são opções para o setor.

O zagueiro Kannemann retorna após cumprir suspensão. O argentino disputa vaga entre os 11 iniciais com Wagner Leonardo. Por fim, há uma dúvida no meio-campo: Villasanti e Edenilson são as opções para completarem o trio com Cuellar e Dodi. 

Desta forma, a provável escalação do Grêmio tem Tiago Volpi; Camilo, Balbuena, Wagner Leonardo (Kannemann) e Marlon; Cuellar, Villasanti (Edenilson) e Dodi; Alysson, Cristian Oliveira e Carlos Vinicius.