Mesmo entre altos e baixos, o Atlético segue sonhando com um título de expressão nesta temporada. Nas quartas de final da Copa Sul-Americana, o Galo mede forças com o Bolívar-BOL. A partida decisiva entre os times será disputada na Arena MRV, em Belo Horizonte, a partir das 19h desta quarta-feira (24/9). A seguir, o No Ataque informa os desfalques e as prováveis escalações para o confronto.

Na última quarta-feira (17/9), o Atlético voltou a vacilar com um jogador a mais e cedeu empate ao Bolívar, por 2 a 2, no Estádio Hernando Siles, na altitude de La Paz. Alexsander e Vitor Hugo balançaram as redes para o Galo, enquanto Robson Matheus e Dorny Romero igualaram para os Celestes.

No jogo decisivo, o Atlético precisará superar o Bolívar por qualquer placar para conquistar a vaga nas semifinais da Sul-Americana. Eventual nova igualdade no placar levará a decisão à disputa de pênaltis.

Galo se prepara para duelo valendo vaga na semi da Sul-Americana 

Atlético: São seis as baixas do Galo para enfrentar o Bolívar. Três delas foram figuras frequentes entre os titulares em 2025: o lateral-direito Natanael, o zagueiro Junior Alonso e o atacante Tomás Cuello. Veja-as seguir, com os respectivos motivos.

Os desfalques do Atlético para encarar o Bolívar

Natanael (lateral-direito): suspenso;
Saravia (lateral-direito): transição após trauma na perna direita;
Junior Alonso (zagueiro): suspenso;
Patrick Silva (volante): fratura por estresse na região lombar;
Cuello (atacante): fratura da fíbula esquerda associada a ruptura de ligamentos no tornozelo esquerdo;
Caio Maia (atacante): cirurgia no joelho direito.

A provável escalação do Atlético diante do Bolívar

O esquema tático favorito de Sampaoli dentro das quatro linhas é o 3-2-5. Diante da necessidade de que o Atlético seja propositivo e tenha um jogo ofensivo contra o Bolívar, é de se imaginar que o argentino não abrirá mão da predileção.

Visto isso, é possível que a construção ocorra com os zagueiros Lyanco, Ivan Román e Vitor Hugo na primeira linha. Eles seriam apoiados pelos volantes Alexsander e Alan Franco, que comporiam a linha de meio-campo.

A linha de frente é a que gera mais dúvidas na escalação. O lateral-esquerdo Guilherme Arana e o meio-campista Gustavo Scarpa devem ser os homens mais próximos às linhas laterais, enquanto Igor Gomes e Rony parecem sair na frente na “corrida” como companheiros de Hulk por dentro.

De toda forma, outros nomes pleiteam espaço e podem, sem maiores surpresas, serem acionados por Sampaoli nas vagas dos dois últimos citados. São os casos de Reinier, Biel, Dudu e Júnior Santos, por exemplo.

Sendo assim, a provável escalação do Atlético para enfrentar o Bolívar tem: Everson; Lyanco, Vitor Hugo, Ivan Román e Guilherme Arana; Alexsander, Alan Franco, Gustavo Scarpa e Igor Gomes (Reinier); Rony (Biel, Dudu ou Júnior Santos) e Hulk.

Bolívar

Em relação ao jogo de ida, o Bolívar não poderá contar com o zagueiro Ignacio Gariglio. Ele foi expulso no segundo tempo da primeira partida contra o Atlético por falta violenta no lateral-esquerdo Caio e se irritou, quebrando parte da estrutura de um dos bancos de reservas no Estádio Hernando Siles, em La Paz. O experiente Santiago Echeverría, de 35 anos, aparece como mais provável substituto.

 Dessa forma, a provável escalação do Bolívar para enfrentar o Galo tem: Carlos Lampe; Jesús Sagredo, Miguel Torrén, Santiago Echeverría e José Sagredo; Leonel Justiniano, Robson Matheus, Carlos Melgar e Daniel Cataño; Jhon Velásquez e Martín Cauteruccio.