Já classificado à final da Copa Sul-Americana de 2025, o Atlético aguarda o fim da noite desta quinta-feira (30/10) para conhecer o adversário na decisão continental. A definição do rival alvinegro pode mudar significativamente o cenário da partida, já que o Galo tem a possibilidade de contar com torcida única no confronto.

A final da Sul-Americana será disputada no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. O jogo está marcado para o dia 22 de novembro (um sábado), em horário ainda a ser detalhado pela Conmebol.

Além do Atlético, a decisão pode contar com Lanús-ARG ou Universidad de Chile-CHI. O embate decisivo entre os times ocorrerá a partir das 19h desta quinta-feira no Estádio La Fortaleza, em Lanús, na Argentina.

No primeiro confronto, a Universidad de Chile buscou empate com o Lanús no Estádio Nacional de Chile, em Santiago, por 2 a 2. Sendo assim, a equipe que vencer o segundo enfrentamento avançará à final da Sul-Americana. Em caso de nova igualdade no placar, haverá disputa por pênaltis.

Atlético pode ter torcida única na final da Sul-Americana
Caso a Universidad de Chile elimine o Lanús nesta quinta-feira, o Atlético pode disputar o título continental com a presença exclusiva de seus torcedores nas arquibancadas do Defensores del Chaco. Isso porque “La U” segue cumprindo punição imposta pela Conmebol: são sete jogos seguidos como mandante e outros sete como visitante em que o clube não poderá receber seus torcedores em competições internacionais.

Ao longo dos últimos dias, o No Ataque apurou que, ainda que a final da Sul-Americana seja disputada em campo neutro, há a possibilidade de que a Universidad de Chile siga tendo de cumprir a sanção na decisão. Ainda assim, esta tendência ainda não está confirmada pela entidade máxima do futebol sul-americano.

Por que o possível adversário do Atlético foi punido?
A Universidad de Chile recebeu punição da Conmebol em virtude das cenas de barbárie vistas no Estádio Libertadores de América, em Buenos Aires, no último 20 de agosto. Na ocasião, La U teve jogo cancelado contra o Independiente, da Argentina, depois de confusão generalizada entre torcedores dos dois times nas arquibancadas.

Durante o confronto de volta entre as equipes pelas oitavas de final da Sul-Americana, atos de vandalismo no Libertadores de América resultaram na detenção de mais de 100 torcedores. A briga terminou com 19 feridos – sendo alguns deles em estado grave.

A Unidade Disciplinar da Conmebol optou pelo cancelamento do jogo àquela altura, e posteriormente, pela exclusão do Independiente da competição – decisão amplamente contestada pelos argentinos. A punição de 14 partidas sem torcedores em torneios continentais foi aplicada a ambos os clubes.