O primeiro clássico oficial do ano terá um tom dramático para os torcedores do Atlético. O time pode ser eliminado com uma rodada de antecedência para o fim da primeira fase do Campeonato Mineiro caso não vença o Cruzeiro. A partida acontece no domingo (9) às 16h no Mineirão.

Perder ou empatar contra o Cruzeiro pode resultar na eliminação precoce em dois cenários. O primeiro seria com as vitórias de Betim contra o Villa Nova, do América contra o Tombense e do Athletic contra o Uberlândia. Caso isso aconteça, o Betim iria a 14 pontos. Já Athletic e América chegariam a 15 pontos, tornando impossível o Atlético alcançá-los. 

O segundo cenário termina na eliminação do Atlético com as vitórias de Betim e Athletic, e do Tombense contra o América. Assim, o Galo até poderia empatar em pontos com o time de Tombos, mas não o alcançaria no número de vitórias.

Caso bata o Cruzeiro, o Atlético ganha uma sobrevida e decide sua vaga nas semifinais do Campeonato Mineiro na última rodada, quando enfrenta o Itabirito. Mesmo assim, terá que ficar de olho nos outros resultados para saber se irá se classificar.

Mesmo invicto na competição, com quatro empates e duas vitórias, o Atlético ocupa a terceira posição do Grupo A, atrás de Tombense e Betim. Avançam para a próxima fase os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado do torneio. 

Dudu responde sobre possibilidade de eliminar o Atlético

Questionado se este fator serviria com 'motivação extra' para o clássico, o atacante Dudu respondeu.

"Eu nem penso nisso. Estou focado no hoje. Tenho que entrar e fazer o melhor para o Cruzeiro. O Cruzeiro tem que vencer o jogo. Não importo se vai eliminar ou não vai eliminar o Atlético. O importante para a gente é estar focado no jogo e fazer o nosso melhor pra gente vencer", afirmou o atacante, um dos jogadores mais experientes do atual elenco celeste.