O Atlético enfrenta o Caracas na terça-feira (28), na Arena MRV, de olho na melhor campanha geral da fase de grupos da Copa Libertadores. Para isso, é preciso vencer, marcada para às 19h, é apenas o primeiro passo para o objetivo. E, caso os três pontos venham, o Galo pode iguala a campanha da primeira fase de 2013, quando foi campeão do torneio.

Quando levou a taça das Américas, o Atlético teve trajetória praticamente impecável. Na fase de grupos foram cinco vitórias e apenas derrota (para o São Paulo, fora de casa). O time marcou 16 gols no período, foram duas goleadas do ataque liderado por Ronaldinho Gaúcho e Bernard (que já assinou pré-contrato com o Galo e retorna ao Brasil nesta semana). 

O Galo tem na Libertadores de 2024 quatro vitórias e apenas uma derrota, para o Peñarol, por 2 a 0. Já marcou 10 gols e sofreu apenas 4, aproveitamento geral de 80% em cinco partidas. O artilheiro do time é Paulinho, com cinco tentos anotados. 

Fase de grupos do Atlético em 2013
Atlético 2 x 1 São Paulo 
Arsenal (ARG) 2 x 5 Atlético
Atlético 2 x 1 The Strongest (BOL)
Thle Strongest 1 x 2 Atlético
Atlético 5 x 2 Arsenal
São Paulo 2 x 0 Atlético

Naquela Libertadores mágica de 2013, o Atlético conquistou 29 pontos dos 42 possíveis durante toda a campanha. A equipe do então técnico Cuca teve um aproveitamento de 69% nos 14 jogos disputados. Foram 29 gols marcados e 18 sofridos em nove vitórias, três derrotas e dois empates ao longo de toda a disputa continental.

E para ser 1º colocado geral neste 2024?
O Atlético tem 12 pontos e é o líder do grupo G. Se vencer o Caracas, o Galo chega aos 15 pontos. Mas só o triunfo não é suficiente. É preciso ligar o secador para Talleres, Palmeiras e River Plate, que somam 13 pontos. Vale lembrar ainda que o time alvinegro joga antes de todos os adversários, o que aumenta ainda mais a tensão e a expectativa. 

Situação de cada ‘adversário’
O Talleres é líder do grupo B, enfrenta o São Paulo na última rodada, no Morumbi, na quarta (29), às 21h30. Se empatar, o time argentino soma 14 pontos e ultrapassaria o Atlético. Se o São Paulo vencer, soma os mesmos 13 pontos do adversário, mesmo número de vitórias, e tem, atualmente, dois gols a menos que o Talleres.

Já o River Plate, maior pontuador do grupo H, encara o Deportivo Táchira, lanterna, com apenas um ponto, em Buenos Aires, na quinta (30), às 21h. O Palmeiras, que também tem 13 pontos, enfrenta o San Lorenzo, no Allianz Parque, também na quinta, às 19h. O Verdão é o time com maior saldo de gols entre todos, com 14 tentos anotados.