CAMPEONATO BRASILEIRO

O Atlético voltou a decepcionar a torcida no Campeonato Brasileiro. Apesar da forte pressão e de ótimas oportunidades criadas - incluindo duas bolas na trave nas 24 finalizações durante o duelo -, o Galo foi superado por 1 a 0 pelo Goiás, no Mineirão, pela 23ª rodada da Série A. O gol da partida foi marcado por Pedro Raul, vice-artilheiro do Brasileirão, com 12. Cada vez mais distante do título nacional, o time alvinegro deixou o gramado sob vaias dos mais de 31 mil torcedores depois do sexto revés na competição - o quarto nos últimos cinco jogos.


A derrota deixa o Atlético na sétima colocação do Brasileiro, com 35 pontos.  Fora da zona de classificação para a Copa Libertadores, o atual campeão brasileiro tem 13 pontos a menos que o líder Palmeiras, adversário do Flamengo na rodada. O Goiás sobe para o 11º lugar, da tabela com 29 pontos, e respira na luta contra o rebaixamento.
 
Na próxima rodada do Brasileiro, o Atlético tem clássico estadual contra o América. O jogo será no domingo que vem (28), às 16h, no Independência, com mando de campo do Coelho. Já o Goiás tem o desafio seguinte diante do Atlético-GO, um dia antes, às 16h30, no estádio Serrinha.  


O jogo

O Atlético dominou amplamente o primeiro tempo. O Galo teve dez finalizações a gol contra apenas uma do Goiás, além de 54% de posse de bola na etapa. A primeira oportunidade alvinegra na partida foi em cabeceio de Keno, aos nove minutos, após cruzamento de Guilherme Arana. Tadeu defendeu e evitou a chegada de Nacho Fernández no rebote. 


Aos 22 minutos, o Galo quase marcou um golaço no Mineirão. Zaracho, livre na grande área, recebeu lançamento de Mariano e acertou um belo voleio. A bola tocou na trave direita e saiu pela linha de fundo. O Atlético ainda levou perigo em duas finalizações de Nacho Fernández e em uma conclusão de Keno. 


Na volta do intervalo, Cuca alterou o ataque atleticano: saiu Pavón para a entrada de Alan Kardec. O Goiás passou a se soltar no início do segundo tempo e assustou Everson em chute de Vinícius. Aos cinco minutos, o Esmeraldino abriu o placar no Mineirão após falha defensiva do Atlético. Mariano tentou afastar de cabeça, mas deixou a bola para Vinícius. O atacante ganhou na corrida do lateral-direito,  invadiu a área pela ponta esquerda e tocou para Pedro Raul. O vice-artilheiro do Brasileiro aproveitou a saída errada de Everson do gol e completou para a rede: 1 a 0. 


O Atlético pressionou em busca do empate e quase balançou a rede em finalização de Hulk, da entrada da área. A bola passou rente à trave direita de Tadeu. Para aumentar a ofensividade do time, Cuca tirou Mariano e colocou o meia-atacante Pedrinho, aos 18 minutos. Ademir, Rubens e Eduardo Sasha completaram as substituições no Galo. Saíram Nacho, Keno e Hulk, que ouviu algumas vaias da torcida ao deixar o gramado. 


Com o Goiás completamente recuado, o Atlético aumentou a pressão nos minutos finais da partida e esteve próximo do empate. Aos 37', Zaracho apareceu na área pela direita e completou cruzamento de Rubens. A bola passou muito perto da trave. Dois minutos depois, Arana levantou da esquerda para Alan Kardec. O centroavante desviou de cabeça e acertou o travessão de Tadeu. Aos 43', foi a vez de Sasha ter ótima oportunidade na grande área, mas isolou sobre o gol. 

Atlético 0 x 1 Goiás 


Atlético: Everson; Mariano (Pedrinho), Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Zaracho e Nacho Fernández (Ademir); Pavón (Alan Kardec), Hulk (Eduardo Sasha) e Keno (Rubens). Técnico: Cuca. 


Goiás: Tadeu; Maguinho, Caetano, Reynaldo (Danilo Cardoso) e Hugo (Caio); Auremir, Matheus Sales (Lucas Halter), Diego (Apodi) e Dadá Belmonte; Vinícius e Pedro Raul (Nicolas). Técnico: Jair Ventura. 


Gol: Pedro Raul (Goiás), aos cinco minutos do primeiro tempo


Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: sábado, 20 de agosto de 2022


Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)


Público: 31.650
Renda: R$ 989.515,65