O Atlético encaminhou neste domingo (31/8) a contratação do técnico argentino Martín Anselmi, de 40 anos, para o lugar do demitido Cuca. Diretoria e treinador alinham os últimos detalhes para o anúncio oficial do acordo.

A negociação foi publicada inicialmente pelo jornalista Guilherme Frossard e confirmada pelo No Ataque. Segundo apurou a reportagem, as tratativas estão em estágio avançado, mas ainda não 100% fechadas.

Anselmi está livre no mercado desde que foi demitido pelo Porto, em 1º de julho. O treinador ficou à frente do Dragão durante seis meses, com 21 jogos – dez vitórias, seis empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 57,1% dos pontos disputados.

O argentino não suportou a pressão após a campanha frustrante no Mundial de Clubes, disputado entre junho e julho nos Estados Unidos. O time português foi eliminado na primeira fase como terceiro colocado do Grupo A, com apenas dois pontos, atrás do líder Palmeiras, do vice-líder Inter Miami (ambos com cinco) e à frente apenas do Al Ahly (também dois).

Trajetória de Anselmi

Martín Anselmi iniciou a trajetória como analista de clubes do futebol argentino, como Independiente, Excursionistas e Atlanta. Curiosamente, foi auxiliar do ex-técnico do Atlético Gabriel Milito no Independiente.

Depois, passou por Universidad Católica (Equador) e Deportivo Garcilaso (Peru) antes de chegar ao Independiente del Valle (Equador) como auxiliar do espanhol Miguel Ángel Ramírez.

Depois do trabalho de sucesso no Del Valle, a dupla partiu para uma passagem questionada no Internacional, em 2021. Foi o último clube de Anselmi como auxiliar. Em 2022, tornou-se treinador principal do Unión La Calera, do Chile.

Depois, passou novamente pelo Del Valle, teve uma experiência no Cruz Azul (México) e, por fim, chegou ao Porto para o primeiro trabalho europeu.

 Como técnico, Anselmi foi campeão da Copa Sul-Americana, da Taça do Equador (2022), da Supertaça do Equador (2023) e da Recopa Sul-Americana (2023), sempre com o Del Valle.