Não foi necessário muito tempo até que os jogadores do Atlético compreendessem e implementassem as ideias de jogo propostas pelo técnico Jorge Sampaoli. Tanto é que a agressividade para atacar e recuperar a bola fazem da equipe alvinegra a mais intensa do Campeonato Brasileiro em 2020, segundo dados do SofaScore, site especializado em estatísticas de futebol.


Nas 27 rodadas disputadas até aqui, o Atlético é recordista em número de posses ganhas no terço final do campo (127) e chutes de dentro da área (265), o segundo em passes trocados no terço final (4.093) e o terceiro que menos permite toques do adversário (12). O rótulo de “time mais intenso” foi atribuído pelos analistas da própria plataforma estatística.

Ser intenso para atacar e defender é uma das máximas do estilo de jogo de Sampaoli. Para o argentino, o Atlético precisa ter a posse e atacar o adversário durante a maior parte da partida. Quando perder a bola, é necessário pressionar os atletas rivais para recuperá-la o mais rapidamente possível.


Com essa filosofia, o time alvinegro está na segunda posição, com 49 pontos ganhos - sete a menos que o líder São Paulo. Ofensivamente, o desempenho tem sido bom: foram 46 gols marcados, marca inferior apenas ao do tricolor paulista, que fez um a mais. Defensivamente, porém, os números não são dos melhores. A meta alvinegra foi vazada 34 vezes, quarta pior marca entre os dez primeiros colocados.


Sampaoli e seus comandados terão um período longo de preparação para buscar o tão desejado equilíbrio. Afinal, a próxima partida do Atlético será apenas no próximo dia 11 (segunda-feira), às 20h, contra o Red Bull Bragantino. O duelo no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, vale pela 29ª rodada da Série A.

 

TIME MAIS INTENSO

@Atletico • 1º em posses ganhas no terço final (127). • 1° em chutes dentro da área (265). • 2° em passes no terço final (4.093). • 3° que menos permite toques do adversário (12).