Galo perde por 3 a 2 e pode ser ultrapassado pelo Atlético-PR neste domingo
O Atlético se complicou na busca pela classificação à Copa Libertadores da América. Na noite deste sábado, o Galo foi derrotado por 3 a 2 pelo Santos, na Vila Belmiro, em duelo pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, e ficou com o sexto lugar na tabela ameaçado. O time mineiro sofreu com o domínio do Peixe na primeira etapa e levou três gols nos 45 minutos iniciais – Carlos Sánchez, Felippe Cardoso e Gabriel Barbosa balançaram a rede de Victor. Ricardo Oliveira anotou os gols atleticanos, encerrando jejum pessoal de sete partidas.
Com o resultado, o Atlético tem encerrada a sequência de três vitórias e permanece na sexta posição da Série A, com 53 pontos. O Alvinegro, porém, pode perder a vaga no G6 neste domingo, caso o Atlético-PR vença o Ceará na Arena da Baixada, em Curitiba. O Furacão alcançaria a mesma pontuação do Galo, mas levaria a melhor nos critérios de desempate. Já o Santos, fora da disputa pela vaga na Libertadores, sobe para a nona colocação, com 50 pontos.
Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético enfrenta o Botafogo. A partida será no próximo domingo, às 17h, no Independência. No mesmo dia e horário, o Santos visita o Sport na Ilha do Retiro.
Domínio santista e ampla vantagem
Logo a 1 minuto de jogo, o Santos abriu o placar na Vila Belmiro. Derlis González sofreu falta na entrada da área. Na cobrança, Carlos Sánchez bateu com categoria e acertou o canto direito de Victor, que nem se mexeu no lance: 1 a 0. O Atlético quase empatou em seguida: em rápido contra-ataque puxado por Luan, Ricardo Oliveira recebeu na área e chutou na saída de Vanderlei. A bola passou rente à trave esquerda. O início da primeira etapa continuou agitado, e o Peixe teve mais duas chances para ampliar a vantagem: aos 5min, Victor saltou no ângulo esquerdo e, com as pontas dos dedos, mandou a escanteio a finalização de Alison, de fora da área. No levantamento, Pituca ficou com a bola na marca do pênalti, mas a finalização passou sobre o travessão.
O Santos manteve o ímpeto ofensivo, pressionou a saída de bola do Atlético e voltou a ameaçar em arremate de longa distância de Felippe Cardoso. No entanto, o time de Cuca deixou brechas, e Galo soube explorá-las. Aos 16 minutos, Galdezani iniciou o contra-ataque e lançou Chará, que tocou para Ricardo Oliveira. Na entrada da área, o centroavante
dominou, girou sobre Gustavo Henrique e mandou no canto direito de Vanderlei. A bola tocou na mão do goleiro santista e na trave antes de entrar no gol: 1 a 1.
Com maior posse de bola, o Santos seguiu pressionando o Atlético e, novamente, teve duas oportunidades consecutivas. Aos 21 minutos, Dodô bateu falta na risca da grande área, e Victor saltou no ângulo esquerdo para evitar o gol. No escanteio em seguida, a zaga atleticana afastou mal, Luiz Felipe ficou com a sobra e arriscou o chute, mandando à direita do gol, com perigo.
O domínio do Santos, enfim, foi transformado em gols, ambos em jogadas construídas pelo lado direito da defesa do Atlético. Aos 33min, Felippe Cardoso tabelou com Pituca, passou por Emerson, invadiu a área e bateu forte, rasteiro, no canto direito de Victor: 2 a 1. Apenas três minutos depois, a defesa mineira falhou na saída de bola. O lateral-esquerdo Dodô aproveitou e lançou Gabriel Barbosa. O camisa 10 do Peixe se livrou da marcação de Emerson e, na saída do goleiro, tocou para as redes: 3 a 1. Aos 46min, outra chance dos donos da casa: Sánchez foi lançado por Gabriel Barbosa, avançou com liberdade e soltou a bomba de fora da área, mas por cima do travessão de Victor.
Galo esboça reação
Em busca da reação, Levir Culpi alterou o Atlético para o segundo tempo: Terans entrou no lugar de Chará. Aos 7 minutos, o Galo diminuiu a desvantagem no placar, novamente com Ricardo Oliveira. Após cobrança de escanteio feita por Cazares, Vanderlei saiu mal, e o experiente centroavante desviou para o gol. A bola ainda tocou no volante Alison: 3 a 2.
Sem conseguir ameaçar o adversário, Levir mexeu no time aos 29 minutos: Lucas Cândido na vaga da Luan. As esperanças atleticanas se renovaram com a expulsão de Sánchez. O meio-campista uruguaio cometeu falta dura por trás de Elias e recebeu o cartão vermelho diretamente. Com um jogador a mais, o Atlético passou a trabalhar a bola pela intermediária. Aos 37min, Alerrandro entrou na vaga de Matheus Galdezani para aumentar a força ofensiva. No entanto, sem criatividade, as investidas não ameaçaram o Santos.
SANTOS 3 X 2 ATLÉTICO
Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Diego Pituca, Carlos Sánchez e Felippe Cardoso (Rodrygo); Derlis González (Copete) e Gabriel Barbosa (Renato). Técnico: Cuca.
Atlético: Victor, Emerson, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Matheus Galdezani (Alerrandro) e Elias; Luan (Lucas Cândido), Cazares e Chará (Terans); Ricardo Oliveira. Técnico: Levir Culpi.
Gols: Santos: Cláudio Sánchez (1min do 1ºT); Felippe Cardoso (33min 1ºT); Gabriel (36min 1ºT). Atlético: Ricardo Oliveira (16min 1ºT e aos 7min 2ºT).
Cartões amarelos: Gabriel, Dodô, Alison e Pituca (Santos). Cazares (Atlético).