array(31) {
["id"]=>
int(174896)
["title"]=>
string(76) "Atlético controla Del Valle e vai à decisão da Sul-Americana pela 1ª vez"
["content"]=>
string(10575) "Finalista!
Com a mais pura sintonia entre torcida e time, o Atlético se classificou a uma final da Copa Sul-Americana pela primeira vez! Na noite desta terça-feira (28/10), o Galo se fez superior ao Independiente del Valle praticamente do início ao fim da partida e venceu na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 3 a 1. Guilherme Arana, Bernard e Hulk marcaram para a equipe alvinegra, enquanto Claudio Spinelli descontou para os equatorianos.
Com organização para defender e criatividade para atacar, o Atlético contou com noite inspirada do atacante Dudu para envolver o Del Valle na Arena MRV. A inventividade do camisa 92, associada principalmente ao refino técnico de Bernard, foi decisiva para que o Galo avançasse na competição continental. O jogo de ida entre as equipes havia terminado empatado no Estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí, por 2 a 2.
Agora, o Atlético se prepara também para a final da Copa Sul-Americana enquanto briga para se afastar mais da zona de rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro. A decisão continental está marcada para 22 de novembro (um sábado), em Assunção, no Paraguai, com estádio ainda a ser definido pela Conmebol.
Atlético retorna à Liga Forte União (LFU)
O adversário do Galo sairá do confronto entre Lanús-ARG e Universidad de Chile-CHI, que será disputado a partir das 19h da quinta-feira (30/10), no Estádio La Fortaleza, em Lanús. Os times empataram no jogo de ida no Estádio Nacional de Chile, em Ñuñoa, por 2 a 2.
Próximos jogos de Atlético e Independiente del Valle
O Atlético voltará a campo no domingo (2/11), a partir das 18h30, para medir forças com o Internacional pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo será disputado no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Já o Independiente del Valle voltará a jogar na segunda-feira (3/11), a partir das 21h (de Brasília), para enfrentar o Libertad pela quarta rodada do hexagonal final do Campeonato Equatoriano. O confronto será disputado no Estádio Federativo Reina del Cisne, em Loja, no Equador.
Atlético x Independiente del Valle: o jogo
Como pede uma semifinal continental, o Atlético iniciou a partida em ritmo máximo na Arena MRV. Logo nos primeiros minutos, Dudu e Guilherme Arana costuraram boa trama pela esquerda. No escanteio subsequente, Junior Alonso forçou com cabeceio grande defesa do goleiro Guido Villar, do Independiente del Valle.
O técnico Jorge Sampaoli repetiu estratégia tática que já havia adotado anteriormente, com Bernard atuando como falso nove. Rony era quem ocupava a ponta-direita, enquanto Dudu alargava o campo pela esquerda.
O Independiente del Valle exercia forte marcação pelo centro do campo e dificultava a saída de bola do Atlético. Diante do cenário, o time alvinegro conservava a posse de bola na maior parte do tempo entre os zagueiros e os volantes, com certos problemas para progredir em determinados momentos.

Guilherme Arana em ação pelo Atlético
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press)
Dudu se apresentava como a solução do Galo. Com inteligência, velocidade e repertório para dribles pelo lado esquerdo, era o camisa 92 quem desafogava e e dava fluidez na Arena MRV.
O confronto chegou até a ganhar algum equilíbrio com o decorrer do relógio. O Del Valle passou a ter mais momentos com a posse, mas pouco ameaçava o Atlético principalmente por conta de erros técnicos – e também da boa execução da proposta defensiva alvinegra, que forçava as falhas rivais.
Até que, aos 35 minutos, uma grande blitz do Atlético surtiu efeito em meio a erros de jogadores do time equatoriano. Após sobra na grande área, Rony finalizou para excelente defesa de Villar. Na sequência, Dudu cruzou para a grande área rasteiro e viu a bola sobrar no pé esquerdo de Guilherme Arana, que estufou as redes: 1 a 0 para o Galo.
O Independiente del Valle até ensaiou reação depois do tento, mas não resistiu. Aos 43 minutos, Dudu fez grande jogada individual por dentro e serviu Bernard de forma primorosa na cara do arqueiro adversário. Com frieza, o “Bambino de Ouro” deu toque de esquerda para encobrir Villar e ampliar o placar: 2 a 0.
No fim das contas, um primeiro tempo de imposição por parte do Atlético. Consistente defensivamente, a equipe de Sampaoli não sofreu com as iniciativas do Del Valle e criou as melhores oportunidades, demonstrando repertório ofensivo.

Bernard comemora gol em Atlético x Del Valle
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press)
Segundo tempo
Logo no início da etapa complementar, Fausto Vera exigiu boa defesa de Villar com finalização desviada de fora da área. O Independiente del Valle respondeu se lançando ao ataque desde os minutos iniciais, buscando um desconto rápido no placar.
De toda forma, o Atlético seguia se defendendo bem na Arena MRV. Nos contra-ataques, ainda ameaçava com as escapadas em velocidade de Dudu e Bernard – dupla decisiva no primeiro tempo.
Ainda no primeiro terço de segundo tempo, Sampaoli promoveu a entrada de Hulk, ídolo do clube mineiro, na vaga de Rony. As arquibancadas foram à euforia com a alteração.
A situação seguia tranquila para o Galo até os 18 minutos. A defesa alvinegra cochilou, e Vernaza arriscou de fora da área, contando com falha de Everson para cessão de um rebote – na sobra, Claudio Spinelli demonstrou oportunismo e estufou as redes: 2 a 1.
Até que, aos 27 minutos, Hulk deu a calmaria definitiva ao Atlético. Após lançamento de Junior Alonso, o camisa 7 saiu na cara do gol e teve frieza para deslocar o arqueiro adversário: 3 a 1.
Logo depois o tento, Saravia e Biel entraram nos lugares de Fausto Vera e Dudu. Chamou atenção momento de ovação da torcida ao maior ídolo da atual geração alvinegra, com novo cântico na Arena MRV: “Hulk Paraíba, nós gostamos de você!”.
Ainda houve tempo para que Alexsander e Reinier entrassem nos lugares de Alan Franco e Bernard, respectivamente. Na reta final do confronto, restou ao Galo administrar a vantagem no placar. No fim das contas, sob a batuta de Sampaoli, o Atlético se classificou a uma final de Copa Sul-Americana pela primeira vez em sua centenária história.
ATLÉTICO 3 x 1 INDEPENDIENTE DEL VALLE
Atlético:Everson; Ruan, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera (Saravia, aos 29min do 2°T), Alan Franco (Alexsander, aos 42min do 2°T), Igor Gomes e Bernard (Reinier, aos 42min do 2°T); Dudu (Biel, aos 29min do 2°T) e Rony (Hulk, aos 12min do 2°T)
Técnico: Jorge Sampaoli
Independiente del Valle:Guido Villar; Matias Fernández, Richard Schunke, Mateo Carabajal e Gustavo Cortéz (Loor, aos 36min do 2°T); Jordy Alcívar, Patrick Mercado (Renato Ibarra, aos 36min do 2°T) e Junior Sornoza (Zárate, aos 36min do 2°T); Jefferson Vernaza (Guagua, aos 22min do 2°T), Michael Hoyos (Vásquez, aos 41min do 2°T) e Claudio Spinelli
Técnico: Javier Rabanal
Motivo: jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana
Data: 28/10/2025
Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)
Assistentes: Nicolas Taran (Uruguai) e Martín Soppi (Uruguai)
VAR: Christian Ferreyra (Uruguai)
Gols: Guilherme Arana (Atlético, aos 35min do 1°T); Bernard (Atlético, aos 43min do 1°T); Claudio Spinelli (Independiente del Valle, aos 18min do 2°T); Hulk (Atlético, aos 27min do 2°T)
Cartões amarelos: Everson, Biel (Atlético); Jefferson Vernaza (Independiente del Valle)
Público total: 40.185 pessoas
Renda bruta: R$ 2.615.194,39
"
["author"]=>
string(22) "Lucas Bretas /noataque"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(631862)
["filename"]=>
string(33) "atletico-comemoracao-delvalle.png"
["size"]=>
string(6) "606251"
["mime_type"]=>
string(9) "image/png"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(0) ""
}
["image_caption"]=>
string(93) "Jogadores do Atlético comemoram gol contra o Del Valle(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press)"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(141) "Superior ao Independiente del Valle, Atlético venceu com autoridade e brilho de peças importantes do ataque na Arena MRV
"
["author_slug"]=>
string(21) "lucas-bretas-noataque"
["views"]=>
int(46)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(false)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(72) "atletico-controla-del-valle-e-vai-a-decisao-da-sul-americana-pela-1a-vez"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(432)
["name"]=>
string(8) "Esportes"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#3f5206"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(8) "esportes"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(432)
["name"]=>
string(8) "Esportes"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#3f5206"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(8) "esportes"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2025-10-28 23:40:27.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2025-10-28 23:46:40.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2025-10-28T23:40:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(34) "/atletico-comemoracao-delvalle.png"
}
Finalista!
Com a mais pura sintonia entre torcida e time, o Atlético se classificou a uma final da Copa Sul-Americana pela primeira vez! Na noite desta terça-feira (28/10), o Galo se fez superior ao Independiente del Valle praticamente do início ao fim da partida e venceu na Arena MRV, em Belo Horizonte, por 3 a 1. Guilherme Arana, Bernard e Hulk marcaram para a equipe alvinegra, enquanto Claudio Spinelli descontou para os equatorianos.
Com organização para defender e criatividade para atacar, o Atlético contou com noite inspirada do atacante Dudu para envolver o Del Valle na Arena MRV. A inventividade do camisa 92, associada principalmente ao refino técnico de Bernard, foi decisiva para que o Galo avançasse na competição continental. O jogo de ida entre as equipes havia terminado empatado no Estádio Banco Guayaquil, em Sangolquí, por 2 a 2.
Agora, o Atlético se prepara também para a final da Copa Sul-Americana enquanto briga para se afastar mais da zona de rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro. A decisão continental está marcada para 22 de novembro (um sábado), em Assunção, no Paraguai, com estádio ainda a ser definido pela Conmebol.
Atlético retorna à Liga Forte União (LFU)
O adversário do Galo sairá do confronto entre Lanús-ARG e Universidad de Chile-CHI, que será disputado a partir das 19h da quinta-feira (30/10), no Estádio La Fortaleza, em Lanús. Os times empataram no jogo de ida no Estádio Nacional de Chile, em Ñuñoa, por 2 a 2.
Próximos jogos de Atlético e Independiente del Valle
O Atlético voltará a campo no domingo (2/11), a partir das 18h30, para medir forças com o Internacional pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O duelo será disputado no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Já o Independiente del Valle voltará a jogar na segunda-feira (3/11), a partir das 21h (de Brasília), para enfrentar o Libertad pela quarta rodada do hexagonal final do Campeonato Equatoriano. O confronto será disputado no Estádio Federativo Reina del Cisne, em Loja, no Equador.
Atlético x Independiente del Valle: o jogo
Como pede uma semifinal continental, o Atlético iniciou a partida em ritmo máximo na Arena MRV. Logo nos primeiros minutos, Dudu e Guilherme Arana costuraram boa trama pela esquerda. No escanteio subsequente, Junior Alonso forçou com cabeceio grande defesa do goleiro Guido Villar, do Independiente del Valle.
O técnico Jorge Sampaoli repetiu estratégia tática que já havia adotado anteriormente, com Bernard atuando como falso nove. Rony era quem ocupava a ponta-direita, enquanto Dudu alargava o campo pela esquerda.
O Independiente del Valle exercia forte marcação pelo centro do campo e dificultava a saída de bola do Atlético. Diante do cenário, o time alvinegro conservava a posse de bola na maior parte do tempo entre os zagueiros e os volantes, com certos problemas para progredir em determinados momentos.

Guilherme Arana em ação pelo Atlético
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press)
Dudu se apresentava como a solução do Galo. Com inteligência, velocidade e repertório para dribles pelo lado esquerdo, era o camisa 92 quem desafogava e e dava fluidez na Arena MRV.
O confronto chegou até a ganhar algum equilíbrio com o decorrer do relógio. O Del Valle passou a ter mais momentos com a posse, mas pouco ameaçava o Atlético principalmente por conta de erros técnicos – e também da boa execução da proposta defensiva alvinegra, que forçava as falhas rivais.
Até que, aos 35 minutos, uma grande blitz do Atlético surtiu efeito em meio a erros de jogadores do time equatoriano. Após sobra na grande área, Rony finalizou para excelente defesa de Villar. Na sequência, Dudu cruzou para a grande área rasteiro e viu a bola sobrar no pé esquerdo de Guilherme Arana, que estufou as redes: 1 a 0 para o Galo.
O Independiente del Valle até ensaiou reação depois do tento, mas não resistiu. Aos 43 minutos, Dudu fez grande jogada individual por dentro e serviu Bernard de forma primorosa na cara do arqueiro adversário. Com frieza, o “Bambino de Ouro” deu toque de esquerda para encobrir Villar e ampliar o placar: 2 a 0.
No fim das contas, um primeiro tempo de imposição por parte do Atlético. Consistente defensivamente, a equipe de Sampaoli não sofreu com as iniciativas do Del Valle e criou as melhores oportunidades, demonstrando repertório ofensivo.

Bernard comemora gol em Atlético x Del Valle
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA.Press)
Segundo tempo
Logo no início da etapa complementar, Fausto Vera exigiu boa defesa de Villar com finalização desviada de fora da área. O Independiente del Valle respondeu se lançando ao ataque desde os minutos iniciais, buscando um desconto rápido no placar.
De toda forma, o Atlético seguia se defendendo bem na Arena MRV. Nos contra-ataques, ainda ameaçava com as escapadas em velocidade de Dudu e Bernard – dupla decisiva no primeiro tempo.
Ainda no primeiro terço de segundo tempo, Sampaoli promoveu a entrada de Hulk, ídolo do clube mineiro, na vaga de Rony. As arquibancadas foram à euforia com a alteração.
A situação seguia tranquila para o Galo até os 18 minutos. A defesa alvinegra cochilou, e Vernaza arriscou de fora da área, contando com falha de Everson para cessão de um rebote – na sobra, Claudio Spinelli demonstrou oportunismo e estufou as redes: 2 a 1.
Até que, aos 27 minutos, Hulk deu a calmaria definitiva ao Atlético. Após lançamento de Junior Alonso, o camisa 7 saiu na cara do gol e teve frieza para deslocar o arqueiro adversário: 3 a 1.
Logo depois o tento, Saravia e Biel entraram nos lugares de Fausto Vera e Dudu. Chamou atenção momento de ovação da torcida ao maior ídolo da atual geração alvinegra, com novo cântico na Arena MRV: “Hulk Paraíba, nós gostamos de você!”.
Ainda houve tempo para que Alexsander e Reinier entrassem nos lugares de Alan Franco e Bernard, respectivamente. Na reta final do confronto, restou ao Galo administrar a vantagem no placar. No fim das contas, sob a batuta de Sampaoli, o Atlético se classificou a uma final de Copa Sul-Americana pela primeira vez em sua centenária história.
ATLÉTICO 3 x 1 INDEPENDIENTE DEL VALLE
Atlético:Everson; Ruan, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera (Saravia, aos 29min do 2°T), Alan Franco (Alexsander, aos 42min do 2°T), Igor Gomes e Bernard (Reinier, aos 42min do 2°T); Dudu (Biel, aos 29min do 2°T) e Rony (Hulk, aos 12min do 2°T)
Técnico: Jorge Sampaoli
Independiente del Valle:Guido Villar; Matias Fernández, Richard Schunke, Mateo Carabajal e Gustavo Cortéz (Loor, aos 36min do 2°T); Jordy Alcívar, Patrick Mercado (Renato Ibarra, aos 36min do 2°T) e Junior Sornoza (Zárate, aos 36min do 2°T); Jefferson Vernaza (Guagua, aos 22min do 2°T), Michael Hoyos (Vásquez, aos 41min do 2°T) e Claudio Spinelli
Técnico: Javier Rabanal
Motivo: jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana
Data: 28/10/2025
Estádio: Arena MRV, em Belo Horizonte
Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)
Assistentes: Nicolas Taran (Uruguai) e Martín Soppi (Uruguai)
VAR: Christian Ferreyra (Uruguai)
Gols: Guilherme Arana (Atlético, aos 35min do 1°T); Bernard (Atlético, aos 43min do 1°T); Claudio Spinelli (Independiente del Valle, aos 18min do 2°T); Hulk (Atlético, aos 27min do 2°T)
Cartões amarelos: Everson, Biel (Atlético); Jefferson Vernaza (Independiente del Valle)
Público total: 40.185 pessoas
Renda bruta: R$ 2.615.194,39