O Atlético estreou na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024 com uma goleada. O Galinho atropelou o Timon-MA na noite desta quinta-feira (4/1), venceu por 5 a 0 em Santana do Parnaíba e ganhou moral logo na primeira rodada da Copinha. 

 Os gols foram marcados por Nova Terra (contra), Caio Ribas, Arthyrson e Yan no primeiro tempo, enquanto Berê marcou o único tento da segunda etapa.

 Para iniciar a partida, o técnico Guilherme Dalla Déa escalou a equipe com Robert; Vitor Gabriel, Daniel Borges, Renan e Léo Santos; Zé Phelipe, Caio Ribas, Berê e Yan; Arthyrson e João Rafael. 

 No outro jogo do Grupo 18 da Copinha, o Floresta-CE venceu o Ska Brasil-SP por 2 a 1 e será o adversário do Galo na segunda rodada da fase de grupos. O jogo ocorrerá no domingo (7/1), às 17h, também em Santana de Parnaíba.  

Primeiro tempo
Desde os primeiros minutos, a equipe mineira se impôs no campo de ataque. Logo no minuto 2, João Rafael foi lançado na esquerda, dominou na linha de fundo e cruzou. Para balançar a rede, o Atlético contou com o corte equivocado e infeliz do zagueiro Nova Terra, que marcou contra e abriu o placar: 1 a 0.

Aos 13, Zé Phelipe arriscou de fora da área e acertou o travessão. Dois minutos depois, o outro volante da equipe ampliou o placar. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Caio Ribas, que levou para a perna esquerda e bateu colocado para marcar um golaço: 2 a 0.

O domínio alvinegro ainda rendeu dois gols até o fim da etapa inicial. João Rafael recebeu lançamento longo do zagueiro Renan, deu uma “meia-lua” com o peito no adversário, passou por mais um marcador e, após bela jogada, rolou para Athyrson. O camisa 9 do Galo só teve o trabalho de empurrar para as redes: 3 a 0. 

Antes do apito final nos 45 minutos finais, o 10 do clube mineiro apareceu. Yan fez jogada pela esquerda, tabelou com João Rafael, recebeu já nas costas da zaga e só finalizou para marcar mais um bonito gol do Galinho: 4 a 0.

Segundo tempo
Logo no início da etapa final, no minuto 5, o Atlético mostrou que voltou na mesma rotação. Após bate-rebate na zaga, Yan aproveitou e, ao tentar dominar, deu passe para Berê. O camisa 7 do Galo só teve o trabalho de finalizar forte e marcou o quinto: 5 a 0.

 Porém, o ímpeto do Galinho diminuiu nos minutos seguintes, e o Timon-MA até teve mais chances, principalmente com o ponta-direita Marquinhos, que deu trabalho à defesa alvinegra em algumas ocasiões.

O técnico Guilherme Dalla Déa aproveitou a vantagem construída com facilidade para promover mudanças. Na segunda etapa, o Atlético contou com as entradas de Caio Maia, Iseppe, Louback, Kauan Guilherme, Leandro Rodríguez e Kayque.