As dificuldades que insistem em aparecer no caminho mais ajudam do que atrapalham o mineiro Talles Medeiros, natural de João Monlevade. Atleta de duathlon, ele segue vendo seu esforço ser recompensado com resultados de destaque no cenário internacional. O último deles foi ficar em sétimo lugar no Campeonato Mundial Multisports, evento organizado pela União Internacional de Triathlo, que contou com 374 atletas, em Odense, na Dinamarca.
A performance foi a melhor já conquistada por Talles desde que começou sua trajetória no esporte de forma mais efetiva, em 2010. Esta foi a primeira vez que ele ficou no top 10. Na sua categoria, entre 35 e 39 anos, em que ele já havia conquistado duas pratas, ele ficou em quarto lugar, a apenas cinco segundos do pódio. Para mostrar a competitividade dos atletas da sua faixa etás, três dos seis que chegaram na sua frente eram da mesma categoria. Com o tempo de 58´49´´, ele terminou bem perto dos primeiros colocados, resultado que deu a ele a certeza de estar no bom caminho. Sua nova meta, agora, é seguir participando de provas para entrar no top5. Em Pontevedra, Espanha, no ano que vem, chegará uma nova chance para Talles, que está com 38 anos.
"O Mundial de duathlon sempre nos reserva surpresas. Esse ano a minha categoria estava bem difícil. Acredito que é muito real ser top 5 geral ano que vem. Minha meta era ser medalhista na categoria, mas isso depende de ir bem no geral também", comenta Talles.
"Ficarei muito feliz se ficar entre os cinco no geral, mesmo se todos os que ficarem na minha frente forem da minha categoria, o que me tiraria do pódio. Tenho como meta buscar minha excelência, seja ela premiado com a medalha da categoria ou com uma colocação inédita", projeta.
O próximo objetivo de Talles será o Powerman Brasil, em agosto, em São Paulo. A competição terá 10km de corrida, 60km de bike e mais 10km de corrida.