Momento em que Renato Marques finaliza para fazer gol do América contra Cruzeiro(foto: Mourão Panda/América)
Novo artilheiro do América, Renato Marques foi dispensado pelo Cruzeiro nas categorias de base. Quis o destino que o atacante de 20 anos tenha sido o responsável por abrir o marcador no triunfo americano contra o rival celeste, nessa quinta-feira (15/2).

Renato Marques fez o primeiro gol da vitória por 2 a 0, no Mineirão, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Já na reta final da partida, o atacante Rodrigo Varanda aproveitou rebote na área do Cruzeiro para finalizar firme e dar números finais ao clássico.

Após a partida, Renato Marques festejou e fez questão de lembrar o início nas categorias de base da Raposa. “Meu primeiro jogo como titular num clássico é emoção. Jogar no Mineirão sempre foi meu sonho”.

“Jogar contra o Cruzeiro, uma grande equipe, em que eu iniciei minhas categorias de base. Tenho o máximo respeito pelo Cruzeiro, mas eu tento dar o meu melhor e, graças a Deus, fui feliz com o gol”, completou, em entrevista ao Premiere.

Cria da base do Coelho, Renato Marques mostrou potencial assim que começou a ganhar mais chances na equipe. Destro e com 1,90m, o atacante se destaca pelas boas finalizações, jogo aéreo apurado, infiltrações e agilidade.

Não à toa, o jovem jogador é o novo titular do ataque americano. Ele fez quatro gols em cinco partidas no Mineiro, além de contribuir com uma assistência.

 Com boas atuações e gols decisivos, Renato ganhou a titularidade a partir da saída de Gonzalo Mastriani para o Athletico-PR. O uruguaio contabilizou 28 gols em 55 partidas pelo América antes de ser vendido ao Furacão por R$ 10 milhões.

Do Cruzeiro para o América

Renato Marques jogou na base do Cruzeiro até chegar ao sub-15, em 2017, quando foi liberado da Toca juntamente com o lateral-direito Arthur. Em 2018, os dois seguiram para o Dínamo Araxá e disputaram uma competição em São Gotardo, cidade da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Em junho de 2023, o No Ataque detalhou essa história em reportagem especial sobre os bastidores da transferência de Arthur para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, por R$ 38 milhões. Ele e Renato Marques foram selecionados pelo então diretor de captação do América, Gilberto Monteiro, que hoje trabalha no Coritiba.

No Coelho, Renato foi vice-artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023, com seis gols. O time chegou à decisão, sendo derrotado pelo Palmeiras por 2 a 1.

 Desde que foi promovido ao elenco principal, o prata da casa balançou a rede sete vezes em 21 partidas. O bom desempenho rendeu a Renato Marques a renovação contratual até dezembro de 2027.